• 115

Notícias

LOTEAMENTO MILLENIUM SERÁ ATENDIDO INTEGRALMENTE COM TRATAMENTO DE ESGOTO

Investimento é de mais de 250 mil reais

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está implantando uma tubulação coletora de esgoto para viabilizar a desativação de dois Sistemas Locais de Tratamento de Esgoto (SLTE´s). Após a conclusão da obra, que deve acontecer até o final de abril, todas as famílias do Loteamento Millenium e parte do Parque Oásis terão à disposição um serviço de tratamento de esgoto mais eficiente. Os serviços estão sendo realizados na rua Bortolo Zanrosso, no bairro Parque Oásis.

 

Os SLTE´s são estruturas simplificadas de tratamento instaladas em loteamentos que ainda não têm ligação com a malha de redes do Samae. Com esta obra, mais de 350 famílias que residem na região poderão ter o esgoto conduzido a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de grande porte.

 

Além de aumentar a malha de redes e o volume de esgoto tratado, também serão eliminados dois pontos que requerem manutenção contínua. “A redução de gastos com a manutenção e a otimização dos serviços são alguns dos motivos desta obra. A nova rede também trará a oportunidade de interligar outros empreendimentos das proximidades”, afirma o gerente de redes de esgoto, André Krumenauer.

 

Fique sabendo: Para realizar a ligação, você deve gerar um protocolo junto à loja comercial do Samae, que fica na rua Pinheiro Machado, 1615. Caso já tenha sido feito a ligação de água, é necessário apresentar apenas o documento de identificação pessoal com foto. A medida tem o objetivo de prevenir ligações irregulares, uma vez que a rede do Samae recebe efluentes oriundos de pias, banheiros e áreas de serviço.

Tratamento de Esgoto

Tratando esgoto desde 1996, o Samae tem em sua história um trabalho voltado à manutenção dos recursos hídricos da nossa cidade.

Em 2017, estão em operação 10 Estações de Tratamento de Esgoto, que tratam mais de 300 litros por segundo, e abrangem todo o perímetro urbano da cidade. No interior, porém, o sistema de fossa e filtro ainda é o mais indicado, levando em conta a relação custo – benefício.

Além disso, todas as Estações de Tratamento de Esgoto do Samae atendem a Resolução 128/2006 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que define os parâmetros para tratamento e emissão de esgoto doméstico.

Medidas, como estas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento, e referência nacional no segmento.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

Contatos Samae:

Telefone: (54) 3220.8600

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br

Últimas Notícias

Serão dois caminhões-pipa e três caixas d'água ao longo do percurso
Leia Mais
A obra pode durar aproximadamente dez dias e interromper o trânsito parcialmente
Leia Mais
Investimento é de aproximadamente R$ 220 mil
Leia Mais
A programação estará disponível para todas escolas interessadas de Caxias do Sul
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
Veja quais são as próximas etapas do processo seletivo
Leia Mais
Serviço faz parte de uma modernização do Sistema de Esgotamento Sanitário da região
Leia Mais
A preocupação aumenta na Semana Santa, época em que a incidência de pessoas pescando nas barragens aumenta
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais