• 115

Notícias

LOTEAMENTO MILLENIUM SERÁ ATENDIDO INTEGRALMENTE COM TRATAMENTO DE ESGOTO

Investimento é de mais de 250 mil reais

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está implantando uma tubulação coletora de esgoto para viabilizar a desativação de dois Sistemas Locais de Tratamento de Esgoto (SLTE´s). Após a conclusão da obra, que deve acontecer até o final de abril, todas as famílias do Loteamento Millenium e parte do Parque Oásis terão à disposição um serviço de tratamento de esgoto mais eficiente. Os serviços estão sendo realizados na rua Bortolo Zanrosso, no bairro Parque Oásis.

 

Os SLTE´s são estruturas simplificadas de tratamento instaladas em loteamentos que ainda não têm ligação com a malha de redes do Samae. Com esta obra, mais de 350 famílias que residem na região poderão ter o esgoto conduzido a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de grande porte.

 

Além de aumentar a malha de redes e o volume de esgoto tratado, também serão eliminados dois pontos que requerem manutenção contínua. “A redução de gastos com a manutenção e a otimização dos serviços são alguns dos motivos desta obra. A nova rede também trará a oportunidade de interligar outros empreendimentos das proximidades”, afirma o gerente de redes de esgoto, André Krumenauer.

 

Fique sabendo: Para realizar a ligação, você deve gerar um protocolo junto à loja comercial do Samae, que fica na rua Pinheiro Machado, 1615. Caso já tenha sido feito a ligação de água, é necessário apresentar apenas o documento de identificação pessoal com foto. A medida tem o objetivo de prevenir ligações irregulares, uma vez que a rede do Samae recebe efluentes oriundos de pias, banheiros e áreas de serviço.

Tratamento de Esgoto

Tratando esgoto desde 1996, o Samae tem em sua história um trabalho voltado à manutenção dos recursos hídricos da nossa cidade.

Em 2017, estão em operação 10 Estações de Tratamento de Esgoto, que tratam mais de 300 litros por segundo, e abrangem todo o perímetro urbano da cidade. No interior, porém, o sistema de fossa e filtro ainda é o mais indicado, levando em conta a relação custo – benefício.

Além disso, todas as Estações de Tratamento de Esgoto do Samae atendem a Resolução 128/2006 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que define os parâmetros para tratamento e emissão de esgoto doméstico.

Medidas, como estas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento, e referência nacional no segmento.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

Contatos Samae:

Telefone: (54) 3220.8600

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br

Últimas Notícias

Plantas têm uma função fundamental nas estações de Tratamento de Água e Esgoto do Samae
Leia Mais
A previsão de entrega da obra é de aproximadamente 90 dias
Leia Mais
Substituição de rede de distribuição ocorre nas ruas Mateo Gianela e Doutor Antônio Boto
Leia Mais
O trabalho na rua Carlos Giesen deverá ser concluído em 15 dias
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais