Notícias

Barragem Marrecas ganha parecer positivo da mineradora Vale

Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”

Nesta terça-feira (21), os engenheiros da mineradora Vale enviaram um relatório de avaliação referente à visita feita ao Sistema Marrecas no dia 15 de março. O sistema foi escolhido pela mineradora por ser uma adutora de grande porte, que possui flexibilidade de operação e taxas de vazão e pressão elevados. O objetivo da visita era analisar os materiais utilizados e realizar um levantamento de dados e informações sobre represamento de água na barragem para futuras implementações da empresa mineira.

Diversos aspectos chamaram a atenção dos técnicos visitantes. Segundo o engenheiro mecânico, Ewerton Dutra, “o Marrecas possui linhas íntegras e sem vazamentos, áreas industriais limpas e organizadas, áreas de preservação ambiental e toda uma área interna impecável na limpeza e conservação”.

O diretor-presidente do Samae, Gerson Panarotto, destaca a importância do reconhecimento da Vale em relação ao que já está sendo feito em Caxias do Sul. “Eles teceram elogios em relação à nossa estrutura. Isso é muito importante vindo de uma empresa do tamanho que é a Vale. Faz com que a gente procure trabalhar ainda mais, buscando ainda mais qualidade”, avalia Panarotto.

 

Veja o parecer da Vale:

 

Bom dia Sr. Gerson,

 

Em nome de nossa Gerência, gostaria de agradecer a você e ao Samae por nos receber como representantes da Vale na visita ao sistema de Capitação em Caxias do Sul (Sistema de Captação Marrecas).

Eu e o Sr. Luis Lage fomos muito bem recebidos e ficamos impressionados com todo o sistema apresentado.

A visita foi muito produtiva, com muitos pontos relevantes que poderão ser avaliados em nossos empreendimentos.

Destaco que o sistema de Marrecas é um sistema de grande porte que possui flexibilidade de operação e taxas de vazão e pressões muito elevados, sendo um sistema robusto.

Na visita aos trechos de captação, bombeamento e linhas de tubos, visualizamos um empreendimento que foi muito bem elaborado no projeto e em sua execução. Identificamos pontos de manutenção previstos no projeto que irão simplificar a manutenção, sistemas de proteção hidráulica bem elaborados com duplicidade de válvulas para redução de diâmetros, sistemas de ancoragens que possibilitam uma fácil manutenção da tubulação, linhas integras sem vazamentos, sala elétrica sem cabos aparentes com previsão de expansão, casa de bombeamento com previsão de expansão, bombas e válvulas sem vazamentos, áreas industriais limpas e organizadas, áreas de preservação ambiental e toda uma área interna impecável na limpeza e na conservação.

 

Obrigado.

Atenciosamente,

Ewerton Rodrigo Dutra

Engenheiro Mecânico

Vale S.A.

 

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

Últimas Notícias

O evento ocorreu no estacionamento da Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli, no bairro Centenário
Leia Mais
Serviço de busca identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Leia Mais
Obra causa interrupção no abastecimento de água, que deve ser normalizado até o fim da tarde
Leia Mais
Cerca de 60 bairros da cidade receberam inúmeros serviços da autarquia
Leia Mais
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que iniciou, nesta terça-feira (05/12), obras na rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Vereador Mário Pezzi e Treze de Maio, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. No local, será realizada a troca de 300 metros de rede de água por uma tubulação de PVC, mais resistente à corrosão e mais du...
Leia Mais
O projeto que busca levar o saneamento básico para as áreas rurais, é uma realização da Smapa em parceria com o Samae
Leia Mais
De janeiro a setembro, foram mais de 19 mil cortes em função da falta de pagamento
Leia Mais
Seis estações fazem o tratamento e distribuição da água para população
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Esta opção garante maior agilidade e conforto ao usuário
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais