• 115

Notícias

Construção de sede própria do Samae trará uma economia de R$ 600 mil por ano com aluguéis

A inauguração deve acontecer até o início de 2020

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha nos projetos para ocupação da área localizada na rua Visconde de Pelotas, no bairro Pio X, onde hoje já funcionam alguns setores do Samae. O objetivo é que, neste local, sejam concentrados todos os serviços administrativos e de operação da autarquia até 2020.


Num primeiro momento, a Divisão de Planejamento Integrado fez o chamado masterplan, que é um estudo de ocupação dos espaços. A partir de agora, serão desenvolvidos os projetos arquitetônicos. Os projetos estruturais, projetos de cabeamento elétrico e de Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI) serão licitados no início do próximo ano. A previsão é de que a obra esteja concluída até o início de 2020.


Na nova área, que tem cerca de dois hectares, serão construídos dois prédios. Um deles servirá para alocar toda a estrutura administrativa e parte da estrutura técnica, enquanto o outro prédio acomodará as equipes que fazem o trabalho de campo. Um pavimento de estacionamento subterrâneo também será feito, aproveitando o desnível do terreno. Além disso, a área poderá acomodar futuras instalações que se fizerem necessárias, conforme o crescimento estrutural da autarquia.


Atualmente, o Samae possui três prédios locados e já fez uma renegociação para diminuir o valor do contrato de aluguel de dois deles, que ficam situados na rua Pinheiro Machado. Um terceiro imóvel, localizado no bairro Pio X, terá o contrato rescindido a partir do mês de julho, quando a reforma de uma parte da área for concluída.

 

De acordo com Gerson Panarotto, diretor-presidente do Samae, a obra tem um investimento estimado na ordem de R$10 milhões que será custeado com recursos próprios. “Esses recursos já estão sendo economizados e planejados há alguns anos. Hoje nós gastamos cerca de 50 mil reais mensais em locação, o que nos dá 600 mil reais por ano em aluguel. Considerando que vamos deixar de gastar esse valor, se torna um investimento interessante”, analisa Panarotto.

Últimas Notícias

Obra atenderá quase 290 mil pessoas da zona norte de Caxias do Sul
Leia Mais
A preocupação aumenta na Semana Santa, época em que a incidência de pessoas pescando nas barragens aumenta
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais