• 115

Notícias

Samae alerta: pesca nas represas Dal Bó e Maestra é proibida

A preocupação aumenta na Semana Santa, época em que a incidência de pessoas pescando nas barragens aumenta

O Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que a pesca nas barragens Dal Bó e Maestra é proibida. A preocupação aumenta principalmente na Semana Santa e com a tradição de se comer peixe na Sexta-feira Santa (14/04). A emissão de novas licenças está suspensa desde o início do ano, segundo avaliação da Divisão de Recursos Hídricos da autarquia.

A decisão busca, além de preservar as áreas represadas, também manter a segurança dos cidadãos, tendo em vista que o território sob os cuidados do Samae é vasto e não há efetivo suficiente para garantir a proteção das pessoas. “Os locais para a pesca não são delimitados, por isso estamos suspendendo a liberação da pesca até serem definidos os critérios de fiscalização e segurança”, explica o diretor-presidente do Samae, Gerson Panarotto.

Pessoas que forem flagradas com materiais de pesca terão todos os equipamentos retidos, serão notificadas e eventualmente multadas.

 

Questões ambientais

Com a proximidade da Semana Santa, o número de pessoas pescando nas barragens aumenta, assim como o número de apreensões de materiais de pesca predatória. “Já tiveram situações em que foram apreendidos 400 metros de rede. Tem muita gente que aproveita o período para comercializar o pescado”, comenta Denilso Adriano Soares, vigilante municipal.

Além disso, Soares explica que a presença humana nas barragens faz com que haja o descarte impróprio de lixo, depredação e acendimento de fogueiras, atitudes prejudiciais ao ecossistema, que deve ser preservado.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

Últimas Notícias

Obra atenderá quase 290 mil pessoas da zona norte de Caxias do Sul
Leia Mais
A preocupação aumenta na Semana Santa, época em que a incidência de pessoas pescando nas barragens aumenta
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais