• 115

Notícias

Samae alerta: pesca nas represas Dal Bó e Maestra é proibida

A preocupação aumenta na Semana Santa, época em que a incidência de pessoas pescando nas barragens aumenta

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que a pesca nas barragens Dal Bó e Maestra é proibida. A preocupação aumenta principalmente na Semana Santa e com a tradição de se comer peixe na Sexta-feira Santa (14/04). A emissão de novas licenças está suspensa desde o início do ano, segundo avaliação da Divisão de Recursos Hídricos da autarquia.

A decisão busca, além de preservar as áreas represadas, também manter a segurança dos cidadãos, tendo em vista que o território sob os cuidados do Samae é vasto e não há efetivo suficiente para garantir a proteção das pessoas. “Os locais para a pesca não são delimitados, por isso estamos suspendendo a liberação da pesca até serem definidos os critérios de fiscalização e segurança”, explica o diretor-presidente do Samae, Gerson Panarotto.

Pessoas que forem flagradas com materiais de pesca terão todos os equipamentos retidos, serão notificadas e eventualmente multadas.

 

Questões ambientais

Com a proximidade da Semana Santa, o número de pessoas pescando nas barragens aumenta, assim como o número de apreensões de materiais de pesca predatória. “Já tiveram situações em que foram apreendidos 400 metros de rede. Tem muita gente que aproveita o período para comercializar o pescado”, comenta Denilso Adriano Soares, vigilante municipal.

Além disso, Soares explica que a presença humana nas barragens faz com que haja o descarte impróprio de lixo, depredação e acendimento de fogueiras, atitudes prejudiciais ao ecossistema, que deve ser preservado.

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma Autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta (Prefeitura). Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.

Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.

Samae, patrimônio da nossa Cidade!

Últimas Notícias

Pessoas usam o nome de prestadores de serviço para extorsão
Leia Mais
Descubra como acessar sua fatura pelo nosso site
Leia Mais
A manutenção dos recursos naturais é uma das responsabilidades da autarquia
Leia Mais
Descubra a importância do frio para o desenvolvimento adequado das plantas
Leia Mais
A implantação das redes separadoras é resultado de parcerias com incorporadoras e beneficiarão mais de mil famílias
Leia Mais
Algumas informações devem ser observadas com atenção, na hora do recebimento da fatura
Leia Mais
A instalação de gatos em redes públicas de água é ilegal e pode resultar em multa, além de aumentar a tarifa para os pagantes regularizados
Leia Mais
O número de moradores atendidos aumentará mais de 300%, principalmente na região norte de Caxias do Sul
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais