Notícias

Samae trabalha para controlar e combater as perdas de água potável nas tubulações

Nos últimos três meses, foi evitado o desperdício de três milhões de litros por dia

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalha diariamente para controlar e combater as perdas de água potável nas tubulações. Por meio das pesquisas de vazamentos e com o auxílio da tecnologia, o Samae consegue mapear diferentes tipos de perdas de água na cidade. Hoje, a estimativa é que 25% do volume de água tratada seja perdido no trajeto do manancial até a casa do consumidor.

Para esse trabalho, a autarquia conta com mais de 20 macromedidores instalados na cidade. Os equipamentos servem para verificar a vazão que passa pelas tubulações em tempo real e para calcular o volume de água bruta que as Estações de Tratamento de Água (ETA's) captam dos mananciais. Além disso, os macromedidores também medem a quantidade de água tratada fornecida à população, auxiliando no controle das perdas.

O Samae conta ainda com um sistema chamado de supervisório. Ele pode ser acessado nas ETA’s e transmite todas as informações dos macromedidores para os computadores e celulares dos funcionários da autarquia. Por esse sistema, as equipes conseguem localizar as regiões onde estão ocorrendo os vazamentos. O supervisório, gerenciado pelo setor de Eletromecânica do Samae, tornou-se uma ferramenta essencial para a identificação dos locais onde possam existir vazamentos de água.

Nos últimos 3 meses, foram realizadas 24 buscas de vazamentos não visíveis pelas equipes do Samae, em diversos bairros de Caxias do Sul. Isso originou o conserto de 30 vazamentos em rede, ramais e cavaletes. Esse trabalho da autarquia evitou um desperdício de aproximadamente 3 milhões de litros/dia de água, de acordo com os cálculos e tabelas do Serviço.

Segundo Maria Claudia Zamboni Fadanelli, fiscal da Divisão de Água e responsável pelo monitoramento do sistema, as informações obtidas pela tecnologia podem ser compartilhadas rapidamente dentro do Samae, facilitando as tomadas de decisões. Isso permite um melhor planejamento e desempenho operacional. “Hoje temos o controle dos reservatórios, com informações das vazões dos macros e pressões das bombas. Com isso, é possível investigar mais brevemente um problema ocorrido em uma determinada área”, ressalta Maria Claudia.

A redução dos vazamentos é um mecanismo eficiente no combate ao desperdício, algo que importa tanto para o meio ambiente como no programa de custos da autarquia. Os valores que hoje o Samae utiliza para combater esse problema poderiam ser investidos em novas obras e ações para melhoria no abastecimento. Além disso, com a redução das perdas, os sistemas atuais que abastecem a população poderiam ter uma expectativa maior de duração.


Saiba quais são os tipos de vazamentos encontrados pelo Samae:

- os vazamentos visíveis, que afloram na via pública, sendo esses de fácil detecção.

- os vazamentos não visíveis, detectados através de pesquisas de vazamento em uma determinada região. Nesse caso, a pesquisa normalmente é iniciada por problemas de falta d’água na região. Para detecção desses vazamentos, o Samae utiliza equipamentos de tecnologia avançada.

- os vazamentos detectados através de análise de gráficos de vazão no sistema supervisório. Nesse caso, o problema é identificado rapidamente, porém muitas vezes, a região atendida pelo macromedidor que apresentou a alteração na vazão é muito extensa e a solução do problema pode levar alguns dias.




Fique atento!

Se você identificar algum tipo de vazamento de redes ou ramais em vias ou passeios públicos, entre em contato com o Samae pelo plantão 24h, no telefone 115.


 


Tratamento de água

Com as represas da cidade regularmente cheias, devido ao bom planejamento da autarquia e o consumo consciente da população, o Samae possui total controle quanto ao abastecimento de água na nossa cidade.Além disso, com as seis Estações de Tratamento de Água em operação, você tem a segurança de que a água que recebe em sua torneira é totalmente própria para o consumo. Isto porque todas atendem a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que define os padrões de potabilidade da água no Brasil. Juntas, elas produzem cerca de 120 mil metros cúbicos de água por dia. No interior, alguns distritos e localidades são abastecidos por poços artesianos operados e monitorados pelo Samae. Medidas, como essas e tantas outras, que fazem de Caxias do Sul a primeira cidade do Estado nos índices de saneamento básico, e referência nacional no segmento.

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul. Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 

Contato Samae:

Maria Claudia Zamboni Fadanelli - fiscal da Divisão de Água

Adriano Bolesina - engenheiro da Divisão de Água

3220.8600 ou 99917.2187

Plantão 24h: 115

E-mail: comunica@samaecaxias.com.br

Últimas Notícias

Autarquia iniciou readequação de sistema de encanamento nesta quarta-feira
Leia Mais
Situação deve ser normalizada até fim da tarde desta segunda-feira
Leia Mais
Normalização total no abastecimento de água deverá acontecer na madrugada de terça-feira
Leia Mais
Serão executados cerca de 345 metros de rede, que beneficiarão mais de mil moradores da região
Leia Mais
Os investimentos beneficiaram mais de 288 mil moradores caxienses
Leia Mais
Números são referentes às divisões de Água e Esgoto da autarquia
Leia Mais
Intenção é dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2017
Leia Mais
A obra ampliará o abastecimento de água na zona oeste de Caxias do Sul
Leia Mais
Ao todo, 42 bairros e loteamentos foram atendidos pelo serviço
Leia Mais
Trabalhos estão ocorrendo nos bairros Nossa Senhora de Lourdes e Bela Vista
Leia Mais
É a primeira vez, em dez anos, que o Samae não terá aumento no valor do serviço
Leia Mais
Serviço de busca identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Leia Mais
Obra causa interrupção no abastecimento de água, que deve ser normalizado até o fim da tarde
Leia Mais
O projeto que busca levar o saneamento básico para as áreas rurais, é uma realização da Smapa em parceria com o Samae
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais