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Samae esclarece dúvidas sobre corte no abastecimento de água em imóveis
De janeiro a setembro, foram mais de 19 mil cortes em função da falta de pagamento
Sabendo da importância da água no dia a dia das
pessoas e do quanto o
corte no abastecimento causa transtornos, o
Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) esclarece
como o usuário deve agir em casos de atrasos no pagamento. De janeiro a
setembro deste ano, o Samae realizou 19.297 cortes no abastecimento de água em
imóveis do município por
esse motivo.
Conforme
prevê a legislação,
o corte no abastecimento de água nos imóveis pode
ocorrer após 30 dias do vencimento da conta. Se,
no momento em que o leiturista passa para coletar a leitura, a fatura anterior
estiver vencida, já é emitido um aviso de corte para o usuário. O aviso informa
que o morador
deve regularizar os débitos ou comparecer diretamente no Samae.
O
próprio documento possui um código de barras que permite o pagamento nas
agências bancárias. A multa virá acrescida na próxima fatura.
Depois de
regularizado o débito, o usuário deverá entrar em contato com o Samae, por meio
do telefone 115, ou comparecer na Seção de Atendimento da Divisão Comercial,
para que seja providenciada a religação de água.
Para evitar
esses cortes de água, a autarquia sugere que o usuário adote o débito em conta
como forma de pagamento. A mudança deve ser solicitada diretamente com a
agência bancária do consumidor. Isso evita perda de tempo em filas, além de
garantir para o consumidor a segurança de que a conta de água esteja sempre em
dia.
Saiba mais
Se mesmo após pagar minha conta eu receber o
aviso de corte, o que devo fazer?
Caso
o usuário já tenha quitado a dívida, porém, no sistema a situação ainda esteja
em aberto, ele poderá enviar um e-mail para samae@samaecaxias.com.br, ou mandar uma
mensagem para (54) 99160.0044, anexando
a cópia do comprovante de pagamento. Ou, ainda, comparecer na seção de atendimento
da Divisão Comercial do Samae (rua Pinheiro
Machado, 1615 - Centro), com o
comprovante de pagamento.
Não realizei o pagamento e tive minha conta
cortada. O que vai acontecer agora?
Quando o
usuário não regulariza suas contas, será efetuado um corte simples no
abastecimento de água. Havendo violação do corte, será realizado um corte de
modalidade superior, podendo ser no cavalete, no ramal ou na rede. O usuário também
poderá ser autuado por restabelecimento irregular de ligação cortada. Essa
autuação corresponde ao valor da multa de 20 tarifas mínimas, de acordo com a
categoria do consumidor (Residencial, Comercial, Pública ou Industrial), ou em
dobro se for reincidente, além dos valores dos serviços de corte e religação.
Estava com a ligação cortada e regularizei meus
débitos com o Samae. Como devo agir agora?
O usuário
deverá entrar em contato com o Samae por meio do telefone 115, ou comparecer na
Seção de Atendimento da Divisão Comercial, para que seja providenciada a
religação de água. Em casos de cortes simples, o abastecimento ocorrerá dentro
de um prazo de 24 horas úteis. Já no caso de cortes no cavalete, ramal ou na
rede, a religação será restabelecida dentro de dois dias úteis, após a
solicitação do usuário. Atenção! Apenas o pagamento da conta atrasada não gera
direito à religação. O usuário, após quitar a conta em atraso, deve solicitar a
religação da água para que esta seja efetivada. O custo da religação poderá ser
pago na rede conveniada mediante recibo a ser emitido na Seção de Atendimento
ou poderá ser lançado na conta seguinte, o que pode ser solicitado
presencialmente ou através de contato via telefone 115.
Realizei o pagamento após 30 dias do vencimento
da fatura e ainda não estou com a ligação cortada. O que fazer?
O usuário deverá entrar em contato com o Samae por meio do telefone 115, ou comparecer na Seção de Atendimento da Divisão Comercial, informando que efetuou o pagamento, pois caso esteja na iminência de ser cortado, o serviço de corte poderá ser cancelado pelo SAMAE.