Notícias

Samae esclarece dúvidas sobre corte no abastecimento de água em imóveis

De janeiro a setembro, foram mais de 19 mil cortes em função da falta de pagamento

Sabendo da importância da água no dia a dia das pessoas e do quanto o corte no abastecimento causa transtornos, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) esclarece como o usuário deve agir em casos de atrasos no pagamento. De janeiro a setembro deste ano, o Samae realizou 19.297 cortes no abastecimento de água em imóveis do município por esse motivo.

 

Conforme prevê a legislação, o corte no abastecimento de água nos imóveis pode ocorrer após 30 dias do vencimento da conta. Se, no momento em que o leiturista passa para coletar a leitura, a fatura anterior estiver vencida, já é emitido um aviso de corte para o usuário. O aviso informa que o morador deve regularizar os débitos ou comparecer diretamente no Samae. O próprio documento possui um código de barras que permite o pagamento nas agências bancárias. A multa virá acrescida na próxima fatura.

 

Depois de regularizado o débito, o usuário deverá entrar em contato com o Samae, por meio do telefone 115, ou comparecer na Seção de Atendimento da Divisão Comercial, para que seja providenciada a religação de água.

 

Para evitar esses cortes de água, a autarquia sugere que o usuário adote o débito em conta como forma de pagamento. A mudança deve ser solicitada diretamente com a agência bancária do consumidor. Isso evita perda de tempo em filas, além de garantir para o consumidor a segurança de que a conta de água esteja sempre em dia.

 

Saiba mais

 

Se mesmo após pagar minha conta eu receber o aviso de corte, o que devo fazer?

Caso o usuário já tenha quitado a dívida, porém, no sistema a situação ainda esteja em aberto, ele poderá enviar um e-mail para samae@samaecaxias.com.br, ou mandar uma mensagem para (54) 99160.0044, anexando a cópia do comprovante de pagamento. Ou, ainda, comparecer na seção de atendimento da Divisão Comercial do Samae (rua Pinheiro Machado, 1615 - Centro), com o comprovante de pagamento.

 

Não realizei o pagamento e tive minha conta cortada. O que vai acontecer agora?

Quando o usuário não regulariza suas contas, será efetuado um corte simples no abastecimento de água. Havendo violação do corte, será realizado um corte de modalidade superior, podendo ser no cavalete, no ramal ou na rede. O usuário também poderá ser autuado por restabelecimento irregular de ligação cortada. Essa autuação corresponde ao valor da multa de 20 tarifas mínimas, de acordo com a categoria do consumidor (Residencial, Comercial, Pública ou Industrial), ou em dobro se for reincidente, além dos valores dos serviços de corte e religação.

 

Estava com a ligação cortada e regularizei meus débitos com o Samae. Como devo agir agora?

O usuário deverá entrar em contato com o Samae por meio do telefone 115, ou comparecer na Seção de Atendimento da Divisão Comercial, para que seja providenciada a religação de água. Em casos de cortes simples, o abastecimento ocorrerá dentro de um prazo de 24 horas úteis. Já no caso de cortes no cavalete, ramal ou na rede, a religação será restabelecida dentro de dois dias úteis, após a solicitação do usuário. Atenção! Apenas o pagamento da conta atrasada não gera direito à religação. O usuário, após quitar a conta em atraso, deve solicitar a religação da água para que esta seja efetivada. O custo da religação poderá ser pago na rede conveniada mediante recibo a ser emitido na Seção de Atendimento ou poderá ser lançado na conta seguinte, o que pode ser solicitado presencialmente ou através de contato via telefone 115.

 

Realizei o pagamento após 30 dias do vencimento da fatura e ainda não estou com a ligação cortada. O que fazer?

O usuário deverá entrar em contato com o Samae por meio do telefone 115, ou comparecer na Seção de Atendimento da Divisão Comercial, informando que efetuou o pagamento, pois caso esteja na iminência de ser cortado, o serviço de corte poderá ser cancelado pelo SAMAE.

 

 

Conheça o Samae

Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 51 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul. Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul. Samae, patrimônio da nossa Cidade!

 


Contato Samae:

3220.8600 ou 999172187

Plantão 24h: 115

Últimas Notícias

O evento ocorreu no estacionamento da Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli, no bairro Centenário
Leia Mais
Serviço de busca identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Leia Mais
Obra causa interrupção no abastecimento de água, que deve ser normalizado até o fim da tarde
Leia Mais
Cerca de 60 bairros da cidade receberam inúmeros serviços da autarquia
Leia Mais
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informa que iniciou, nesta terça-feira (05/12), obras na rua Sinimbu, no trecho entre as ruas Vereador Mário Pezzi e Treze de Maio, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. No local, será realizada a troca de 300 metros de rede de água por uma tubulação de PVC, mais resistente à corrosão e mais du...
Leia Mais
O projeto que busca levar o saneamento básico para as áreas rurais, é uma realização da Smapa em parceria com o Samae
Leia Mais
De janeiro a setembro, foram mais de 19 mil cortes em função da falta de pagamento
Leia Mais
Seis estações fazem o tratamento e distribuição da água para população
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Esta opção garante maior agilidade e conforto ao usuário
Leia Mais
Atividades serão realizadas na próxima semana com o objetivo de identificar ligações irregulares
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais