Notícias
Samae recebe 11 mil ligações de usuários com dúvidas sobre conta de água em quatro meses
Número de pedidos representa quase 17% das chamadas para plantão 24h da autarquia neste ano
De janeiro a abril deste
ano, a Seção de Informação à População do Serviço Autônomo Municipal de Água e
Esgoto (Samae) recebeu 66.023 ligações pelo plantão 24h da autarquia, no
telefone 115. Desse total, quase 11 mil ligações foram de pedidos de informação
sobre a conta de água. Os 10.950 telefonemas representam 16,58% do total de
ligações neste ano.
As principais dúvidas da
população são sobre valores, alterações de vencimento, emissão da segunda via,
contas não recebidas, locais e prazos para pagamento, e contas atrasadas há
mais de 30 dias. Muitas pessoas perguntam sobre erros na medição do consumo dos
hidrômetros. Isso pode acontecer pelo difícil acesso provocado pela falta de
visibilidade para a realização da leitura ou pela presença de cães que dificultam
a passagem do funcionário.
Caso seja constatado erro
por parte do leiturista, o Samae solicita o envio da foto ao número (54) 9
9160-0044 por aplicativo de mensagens. A leitura é baseada na diferença entre o
consumo atual e o anterior. O hidrômetro é parte integrante do ramal predial de
água e de propriedade do Samae. Cabe à autarquia a instalação,
redimensionamento, substituição, manutenção e aferição, com livre acesso ao
hidrômetro.
Outra solicitação frequente é a emissão da segunda via das faturas. Elas podem ser obtidas, gratuitamente, no portal
do Samae em duas opções: completa ou
resumida. É necessário efetuar um cadastro, com
CPF ou CNPJ do proprietário, e ter em
mãos o código do consumidor. Em caso de
erros de lançamento ou de qualquer divergência na fatura, uma
nova conta é emitida e enviada ao usuário. As
contas podem ser pagas em casas
lotéricas e agências bancárias, além do internet banking.
Conheça o Samae
Criado em 1966, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto é uma autarquia, ou seja, entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. Há 52 anos, é responsável por manter e proteger os recursos hídricos de Caxias do Sul.
Ao longo de nossa história, ganhamos diversos prêmios, de reconhecimento dos esforços para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Ainda mais importante que os prêmios, é poder contar com a sua colaboração para continuar prestando um serviço de qualidade para toda Caxias do Sul.
Samae, patrimônio da nossa Cidade!
Contato para entrevistas:
(54) 3220.8600
Plantão 24h: 115
E-mail: comunica@samaecaxias.com.br