Notícias
Divisões de Água e Esgoto do Samae realizam quase 10 mil atendimentos à comunidade em 2018
Demandas como conserto de ramal de água e reparos na rede de esgoto foram as mais executadas pelas equipes de serviço
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou 9.720 atendimentos no ano de 2018 em Caxias do Sul, por meio das Divisões de Água e Esgoto. Consertos de ramal de água e reparos na rede de esgoto foram os serviços que tiveram maior demanda da população.
A Divisão de Esgoto realizou 2.489 atendimentos, em atividades como conserto e desobstrução de rede coletora, fiscalização de ligação de esgoto, nova ligação de esgoto, limpeza e conserto de poço e de fossa séptica, entre outras operações. Já a Divisão de Água atendeu a 7.231 solicitações, grande parte delas referente a consertos em ramais, redes, registros e cavaletes.
O ramal de água é o trecho da instalação que liga a rede de distribuição da rua com o cavalete do consumidor, e seu conserto é frequentemente solicitado devido a diversos fatores, como aponta o diretor da Divisão de Água, Adriano Bolesina.
“As escavações realizadas sem o acompanhamento de equipes do Samae e a posição de instalação dos ramais, de forma perpendicular ao sentido da via, são alguns dos principais fatores que contribuem para o rompimento”, destaca Bolesina.
Por esse motivo, sempre que alguém for fazer uma escavação em via pública, deve contatar previamente com a autarquia. Além disso, com a finalidade de reduzir o número desses incidentes, o Samae vem utilizando materiais mais duráveis e com menor quantidade de juntas na montagem dos ramais, assim como substituindo redes antigas. Essas ações resultam na melhoria da qualidade do sistema e consequentemente na redução de rompimentos.
Todas as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo telefone 115, que possui plantão 24 horas. As opções de solicitação podem ser consultadas no site do Samae (www.samaecaxias.com.br), na aba Serviços ao Consumidor.