• 115

Museu da Água

Localizado na réplica de número 10 do Parque Eventos da Festa da Uva, o Museu da Água do SAMAE foi fundado em 2000, quando a Autarquia possuía apenas um estande para expor os trabalhos desenvolvidos pelos servidores. Mas era preciso um espaço maior e melhor equipado, que pudesse receber os visitantes em um ambiente atrativo e moderno. Ao tornar-se um museu voltado à Educação Ambiental, ele atualmente conta com diversas peças e fotos que contam a história do saneamento na cidade, além de um moderno painel onde é possível conhecer as etapas de tratamento da água.

O conjunto arquitetônico no qual se encontra o Museu da Água do SAMAE conta com diversos itens como aparelhos e equipamentos antigos que levam os visitantes a um passeio pela cultura e o conhecimento, além de proporcionar uma viagem através da história da política das águas do município. 

A visitação acontece durante o ano todo, mediante agendamento pelo telefone (54) 3214-3930, no setor de Educação Ambiental do SAMAE. Durante a Festa da Uva não é necessário marcar.



Registro de visita ao Museu da Água, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE.