Tratar o esgoto da nossa cidade é essencial para garantir mais saúde e qualidade de vida para a população. Por isso, o Samae conta com dez Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para cuidar dos efluentes produzidos na sua casa, escola e trabalho. É graças ao tratamento destes efluentes que nós podemos devolver a água limpa à natureza, garantindo equilíbrio ecológico e segurança para os caxienses.
ETAPAS PARA O TRATAMENTO DO ESGOTO
Uma ETE é, na verdade, um conjunto de unidades de tratamento, equipamentos e estruturas auxiliares que visam remover os poluentes presentes no esgoto para que possamos devolver ao ambiente uma água livre de contaminantes. Na nossa cidade, as ETEs são compostas por diferentes etapas que podem variar de acordo com a época de construção da estação.
•GRADEAMENTO: É a primeira etapa do tratamento do esgoto, quando ele chega à Estação. Aqui ocorre a retenção dos resíduos sólidos indevidamente lançados na rede de esgoto, como fraldas, papel higiênico, restos de alimentos e até roupas e calçados;
•DESARENADOR: Essa estrutura retém areia e outros resíduos menores que passaram pela etapa do gradeamento;
•REATOR ANAERÓBIO: O efluente passa por tanques fechados na presença de bactérias anaeróbias, para degradação da matéria orgânica;
•FILTRO BIOLÓGICO AERADO: O efluente passa por filtros de brita onde ocorre a injeção de oxigênio e acontece o segundo passo do tratamento biológico, na presença de bactérias aeróbias.
•DECANTAÇÃO: Os resíduos sólidos são decantados, se estabelecendo no fundo do tanque, para posterior retirada por meio de raspagem. É adicionado coagulante para remoção de nutrientes e o líquido coletado na parte superficial segue para desinfecção.
•DESINFECÇÃO: adição de produto químico sanitizante ao efluente líquido ou encaminhamento do mesmo a uma unidade com plantas macrófitas (aquáticas), removendo os vírus, bactérias e outros micro-organismos.
AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) DE CAXIAS DO SUL
•ETE RIVADÁVIA AZAMBUJA GUIMARÃES (ETE SERRANO): Beneficia 25 mil pessoas e tem capacidade para tratar até 25 litros de esgoto por segundo. Sua operação teve início em 1992
ETE Rivadávia Azambuja Guimarães, localizada no Loteamento Serrano. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE.
•ETE DAL BÓ: Em operação desde 2003. Beneficia 12 mil habitantes e é capaz de tratar até 19 litros de esgoto por segundo.
ETE Dal Bó, localizada no bairro Mariland. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE VITTÓRIA: Em operação desde 2006, a ETE Vittória beneficia 4,5 mil habitantes e tem capacidade para tratar até 7,5 litros de esgoto por segundo.
ETE Vittória Leste, localizada no Loteamento Vitória. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE CANYON: Beneficia quase 30 mil habitantes e está apta a tratar até 42 litros de esgoto por segundo. Seus trabalhos tiveram início em 2007.
ETE Canyon, localizada no bairro Canyon. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE ANA RECH: Em operação desde 2008. Beneficia 2,5 mil habitantes e tem capacidade para tratar até 10 litros de esgoto por segundo. O tratamento dos efluentes nesta estação é diferenciado e conta com a atuação de plantas macrófitas na fase final do processo.
ETE Ana Rech, localizada em Ana Rech. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE BELO: Inaugurada em 2012. Beneficia 38 mil moradores da região Sudoeste, e trata até 120 litros de esgoto por segundo.
ETE Belo, localizada no bairro Desvio Rizzo. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE SAMUARA: Apta a tratar até 60 litros por segundo. Beneficia 15 mil pessoas da zona Oeste, incluindo as regiões Norte do Desvio Rizzo e Forqueta. Está em atividade desde 2012.
ETE Samuara, localizada no bairro Forqueta. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE TEGA: É o maior dos sistemas existentes. Beneficia 200 mil habitantes da zona Norte. Está apta a tratar até 440 litros de esgoto por segundo e se estende por 34 quilômetros de rede coletora e interceptora. Foi inaugurada em 2012.
ETE Tega, localizada no bairro Mattioda. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE PINHAL: O segundo maior sistema do município. Beneficia 130 mil caxienses da região Sul e pode tratar até 240 litros por segundo. Foi inaugurada em 2014.
ETE Pinhal, localizada no bairro São Victor Cohab. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE
•ETE PENA BRANCA: Em funcionamento desde 2014. Capaz de tratar até 120 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 40 mil moradores da zona Leste.
ETE Pena Branca, localizada no bairro São Virgílio. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE