Notícias
Tega: assinada ordem de início para obras da 2ª etapa
Tega: assinada ordem de início para obras da 2ª etapa
O Prefeito José Ivo Sartori e o Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon, assinaram nesta quinta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça Dante Alighieri, ordem de início para as obras de esgoto do Sistema Tega (2ª etapa). A iniciativa integra o plano de despoluição dos arroios, cujo investimento é superior a R$ 120 milhões. O evento foi promovido como parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2008 e abriu uma série de atividades realizadas ao longo do dia na Praça Dante.
As obras do Tega (2ª etapa) completam um conjunto de iniciativas de saneamento previstas no Plano Diretor de Esgotamento Sanitário (PDES), aprovado pela Câmara de Vereadores em 2002. Assim, a Prefeitura de Caxias coloca em andamento todos os sistemas projetados (Tega, Pinhal, Belo, Pena Branca e Samuara).
O Prefeito Sartori falou da importância desta etapa de implantação das redes de esgoto: “Estamos com 12% de esgoto tratado e, até o final do ano, queremos chegar a 20%. Ao final deste importante projeto, Caxias do Sul terá 86% de seu esgoto tratado”, disse. O Prefeito também classificou a assinatura da ordem de início no Dia Mundial do Meio Ambiente como uma “prestação de contas aos cidadãos caxienses”. Ele aproveitou para pedir compreensão à população pelos eventuais transtornos que as obras podem causar. “Não se faz omelete sem quebrar os ovos, e, afinal, sabemos que estas obras vão trazer mais qualidade de vida aos moradores de Caxias”, completou.
O Diretor-Geral do SAMAE apresentou detalhes técnicos da obra do Tega (2ª etapa). “Com esta obra vamos consolidar um importante benefício para Caxias: a despoluição do arroio Tega, que é emblemático na cidade desde a chegada dos colonizadores,” afirmou Caberlon. Ele lembrou que a obra irá beneficiar mais de 150 mil moradores de 28 bairros de Caxias do Sul e será concluída por volta do ano de 2010.
Os contratos das obras do Tega (2ª etapa) estão a cargo das empreiteiras Toniollo, Busnello e Pelotense, vencedoras de licitação. Eles prevêem a implantação de 27 quilômetros de redes de esgoto. O investimento nas obras do Tega (2ª etapa) é da ordem de R$ 12,3 milhões. Serão implantados coletores-tronco, estações de bombeamento de esgoto e interceptores (tubulações maiores) até a Estação de Tratamento (ETE) Tega, que está sendo construída nas proximidades da Rota do Sol (bairro Mattioda).
Fotos: Luiz Chaves
Assessoria de Comunicação SAMAE