Notícias
Nova fase da obra de implantação de macrodrenagem na Perimetral Sul inicia quarta-feira
Intervenção que ocasionará alterações no trânsito visa beneficiar mais de 30 mil pessoas e evitar alagamentos na Zona Sul de Caxias do Sul
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) inicia na próxima quarta-feira (22/01) nova fase da obra de implantação da macrodrenagem que contempla uma área total de 370 hectares, num trecho da Avenida Perimetral Bruno Segalla. Por isso, o trânsito terá alterações a partir das 13h, sendo a principal delas o bloqueio da pista sul da Perimetral Sul, no sentido bairro-BR-116, no trecho entre o entroncamento da Avenida Salgado Filho até a rótula da Avenida São Leopoldo (confira o mapa).
Os motoristas que transitarem pela Perimetral Sul no sentido da região do bairro Esplanada, em direção ao bairro São Leopoldo e à BR-116, terão a opção de seguir pela via, que sofrerá um afunilamento com acesso pelo canteiro central para a pista contrária, a qual terá sentido duplo de circulação entre a Avenida Salgado Filho até a rotatória com a Avenida São Leopoldo. O trecho em sentido duplo da Avenida Bruno Segalla será de aproximadamente 200m.
Para quem deseja ir até a BR-116, outra opção é acessar a Avenida Salgado Filho e desviar pelas ruas Fúlvio Minghelli e João Bettega, no bairro Salgado Filho. Para quem trafegar pela Avenida São Leopoldo no sentido centro-bairro, em direção à Perimetral, com destino ao bairro Esplanada, também haverá duas opções de circulação: seguir pela Perimetral Sul, com trecho em pista dupla; ou acessar as ruas Fernando Francisco Kaller, Erna Sirtoli Uez e Antônio Gomes Maciel para retornar à Perimetral. Os motoristas que tiverem como destino a BR-116 acessam normalmente a rótula para permanecer na Perimetral.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) confeccionou placas que serão instaladas em pontos específicos para orientar os motoristas. Também na primeira semana de obras agentes da Fiscalização de Trânsito estarão nas imediações para orientar o tráfego. Nesse contexto, algumas linhas do transporte coletivo urbano sofrerão alteração nos itinerários.
O superintendente de planejamento e obras do Samae, engenheiro Leonério de Castilhos, explica que a Perimetral será bloqueada para duas operações distintas: a travessia da galeria (com aduelas de concreto com 2,5m x 2m); e a implantação de uma rede de macrodrenagem (com canos de 1,5m de diâmetro). Esse cruzamento da rede pela via foi programado para ser realizado neste período das férias escolares, quando o fluxo de veículos é menos intenso. O gerente complementa que esta segunda fase terá duas etapas: a primeira com o bloqueio da Perimetral sentido bairro-BR; depois, com o bloqueio no sentido oposto e liberação da via a ser trancada na próxima segunda-feira. A previsão de conclusão dessa fase é de até 30 dias.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, ressalta que o investimento total na obra é de R$ 7,4 milhões para implantação de 615 metros de tubos. “Nosso objetivo é solucionar, quando os trabalhos forem concluídos, o problema dos alagamentos na Zona Sul da cidade. A nova rede irá beneficiar mais de 30 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino”, enumera Uez.
Atualmente, é finalizada a fase 1 da obra, num trecho da Perimetral Sul e no interior de um lote localizado na Rua Erna Sirtoli Uez. Antes do início, foram feitas sondagem e preparação do terreno, além da instalação de tubulações provisórias para não atrapalhar o andamento dos trabalhos. Iniciada na primeira quinzena de agosto, a primeira fase da macrodrenagem tinha previsão de ser concluída antes do Natal, contudo, problemas na galeria com algumas conexões ocasionaram a ampliação do prazo.
A obra é executada pela empresa Dalfovo Construtora Ltda., que tem prazo de até 360 dias para realizar os serviços. A fiscalização é feita pelo Samae e pela Secretaria Municipal de Obras (SMO).