Notícias
Samae inicia obra para implantar novas redes coletoras de esgoto no Centro
Projeto com investimento superior a R$ 641,7 mil será executado na Rua Hércules Galló a partir da manhã desta terça-feira (07/01). Haverá bloqueios de trânsito
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul inicia nesta terça-feira (07/01) a implantação de novas redes de esgoto, sendo uma coletora tronco totalizando 522 metros de extensão e outros 320 metros de redes coletoras. As obras, com investimento de R$ 641,7 mil, integram o Sistema de Esgotamento Sanitário Tega. A empresa terceirizada DCON é a responsável pelos trabalhos.
As escavações começam na esquina das ruas Hércules Galló com Alfredo Chaves. Por isso, haverá bloqueio de trânsito pela Alfredo Chaves no cruzamento com a Rua Ernesto Alves, sendo que a obra avançará em direção à Rua Dr. Montaury. Após, o trabalho continuará na Rua Marquês do Herval, entre as ruas Ernesto Alves e Hercules Galló; e também na Dr. Montaury, entre a Hercules Galló e a Avenida São João.
Sondagens realizadas nos trechos indicam a presença de rochas no subsolo, sendo que o avanço e a conclusão da obra estão diretamente ligados a esses fatores, além das condições climáticas. A previsão inicial para término é a última semana de março. Durante a implantação das redes a Rua Hércules Galló ficará totalmente bloqueada para o tráfego de veículos – serão permitidos somente acessos locais.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, argumenta que o tratamento do esgoto da nossa cidade visa garantir mais saúde e qualidade de vida para a população. “É por meio do tratamento desses efluentes que conseguimos devolver água limpa à natureza. Esta obra, após concluída, ampliará a capacidade do maior sistema de tratamento instalado no Município, a ETE Tega, no bairro Mattioda”, complementa Uez. Atualmente, existem 10 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em Caxias do Sul.
Em todos os bloqueios o Samae terá apoio da Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). A Superintendência de Planejamento e Obras da autarquia planejou a execução deste projeto no início do ano, considerado um período de menor fluxo de veículos e também de férias escolares. A população beneficiada é estimada em 340 pessoas, além dos prédios comerciais, de um colégio particular e do Estádio Alfredo Jaconi, sede do Esporte Clube Juventude.