Notícias
Representantes do DAEB visitam unidades do SAMAE
Representantes do DAEB visitam unidades do SAMAE
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) recebeu nesta semana a visita de representantes do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Bagé (DAEB), que vieram conhecer o funcionamento dos sistemas de abastecimento e saneamento existentes em Caxias do Sul. A visita foi motivada a partir das ações da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento/RS (ASSEMAE/RS), integrada por ambas instituições.
O roteiro iniciou nesta terça-feira (30/01), na sede administrativa do SAMAE. O grupo, formado pela Diretora-Geral do DAEB, Estefanía Damboriarena; Diretor Operacional, Michael Herrera; e chefe do setor de Esgoto, Acimar Lopes, reuniu-se com o diretor financeiro do SAMAE, Lourenço Benetti. Eles obtiveram detalhes sobre os setores administrativos da autarquia caxiense.
Nesta quarta-feira (30/01), os representantes do DAEB visitaram unidades operacionais, como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Canyon e a Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB) Faxinal. As visitas foram acompanhadas pelo gerente de Controle Operacional do SAMAE, Paulo Boff. Na ETE Canyon (foto), técnicos explicaram o funcionamento da maior estação de tratamento de esgoto já construída na região. A ETE entrou em operação em dezembro de 2007 e atende mais de 30 mil moradores da região norte da cidade.
A Diretora-Geral do DAEB, Estefanía Damboriarena, integra a diretoria executiva da ASSEMAE/RS, entidade da qual o Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon é o atual presidente. Para a Diretora, a experiência em Caxias foi muito válida. “O resultado foi positivo, pois vivências e estratégias devem ser compartilhadas para o aprimoramento de nosso trabalho”, avalia.
O município de Bagé, situado na fronteira sudoeste do Estado, costuma sofrer com estiagens. A água da chuva, captada nas barragens Sanga Rasa e Piraí, abastece os cerca de 110 mil habitantes da área urbana. Já os moradores da zona rural são abastecidos por poços artesianos. “Este está sendo um verão tranqüilo. Não enfrentamos muitos problemas se comparado a anos anteriores”, comenta o técnico Acimar Lopes.
Foto: Sabrina Leme
Assessoria de Comunicação SAMAE