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Fiscalização Comercial do Samae conclui 24.954 ordens em 2022
Dificuldades para acessar o hidrômetro e vistoria de conserto de vazamento são as principais demandas atendidas pelo setor
A Superintendência Comercial do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) concluiu 24.954 ordens de serviços executadas pela Seção de Fiscalização em 2022. O número apresenta um aumento em relação a 2021, quando foram concluídas 22.041 registros. As principais demandas, assim como no ano anterior, foram as ordens de fiscalização de acesso ao hidrômetro, o que representa 26% do total executado, seguido dos serviços de vistoria do conserto de vazamento (15,8%), fiscalização de verificação de fraude (13,4%), de ligação/separação de água (10,4%) e de ligação de esgoto cloacal (7,9%). Confira os quantitativos:
Tipo de serviço |
Quantidade |
Fiscalização de
acesso ao hidrômetro |
6500 |
Vistoria do
conserto de vazamento |
3950 |
Fiscalização/verificação
de fraude |
3348 |
Fiscalização
ligação/separação de água |
2592 |
Fiscalização de
ligação de esgoto cloacal |
1980 |
Fiscalização – assuntos
diversos |
1735 |
Troca de posição
de hidrômetro |
1553 |
Fiscalização
desligamento de água |
1129 |
Fiscalização de
cadastro |
820 |
Racionalização
do uso de água |
692 |
Alteração de
categoria/economias |
59 |
Fiscalização
cobrança de esgoto cloacal |
90 |
Fiscalização de
ligação de água/troca posição |
21 |
Fiscalização
fonte alternativa |
2 |
TOTAL |
24.954 |
Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, o
trabalho do setor de fiscalização visa orientar os usuários para o bom
andamento dos serviços. “Quando o servidor se desloca para atender uma ordem de
serviço, a grande parte se resolve por meio de diálogo e orientação”, ilustra.
Além disso, Meletti ressalta que o setor tem focado também na conferência das
ligações de esgoto. “O Samae tem feito grandes investimentos na implantação de
redes de esgoto, mas, se o usuário não conectar a sua rede à rede pública, o
percentual de tratamento não irá aumentar. Por isso, por meio do programa Se
Liga na Rede, estamos vistoriando as ligações prediais para garantir que a
infraestrutura implantada tenha uso”, explica.
Ainda em 2022, 2.203 notificações lavradas foram efetivadas pela
Fiscalização Comercial. O número também aumentou em relação ao ano anterior,
quando 2.183 orientações foram registradas. Entre elas, destaca-se o
impedimento à promoção de leitura do hidrômetro ou à execução de serviços de
manutenção do cavalete e hidrômetro pelo Samae, que representa 66,5% das
infrações. Também se destacam a danificação, inversão, intervenção ou supressão
do hidrômetro (9,8%), o despejo de esgoto sanitário na rede pluvial ou no meio
ambiente, quando há rede de esgoto sanitário (9,2%) e o restabelecimento
irregular do abastecimento de água em ligações cortadas (8,3%).
As
ordens de serviço podem ser abertas por meio do telefone 115 ou pelo WhatsApp
(54) 99180-0893.
Texto: Laura Piola – 20.905/RS |
Jornalista Responsável: Andréia Copini - MTb 16.741 | Foto: Andréia
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