Notícias
Prefeito Adiló assina ordem de início para instalação de três usinas fotovoltaicas no Samae
Estações Parque da Imprensa, Morro Alegre e o Centro de Reservação Jardim das Hortênsias receberão os sistemas de geração de energia solar
Pensando na economia de custos com energia elétrica, o prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, assinaram, nesta quarta-feira (10/04), a ordem de início para a instalação de três sistemas de geração de energia solar fotovoltaica na autarquia. As usinas serão instaladas nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) Parque da Imprensa e Morro Alegre e no Centro de Reservação Jardim das Hortênsias. Ao todo, R$ 4.607.525,25 serão investidos para a execução dos serviços.
Conforme Meletti, a autarquia está partindo para um novo processo em geração energia elétrica. “Apesar de se tratar de um projeto-piloto, em que se verificou a viabilidade tanto técnica quanto econômica, esse é um grande projeto pra área pública, uma evolução muito grande em economia e sustentabilidade ambiental”, destacou.
Adiló parabenizou a equipe técnica da autarquia pelo desenvolvimento do estudo e destacou o cumprimento de uma demanda do Plano de Governo. “Fico orgulhoso do empenho da equipe em fazer um trabalho bem feito. Em nosso Plano de Governo, ousamos colocar o uso de energias sustentáveis nas dependências do município. A Semma já fez, agora o Samae, isso é só um começo. Que esse seja o pontapé inicial de um grande projeto, que alia o custo-benefício ao aspecto socioambiental”, salientou o prefeito.
A energia fotovoltaica é um tipo de energia limpa, renovável, captada por meio de placas que a convertem em energia elétrica. É sinônimo também de menor emissão de poluentes. Desde setembro de 2022, a empresa contratada 10 Ohms Engenharia realiza estudos para instalação das placas solares em áreas da autarquia, com o objetivo de produzir parte da própria energia. Para operar todas as unidades do Samae, mensalmente é consumida uma média de R$ 2 milhões em energia elétrica. O custo anual ultrapassa os 7% de toda a receita obtida pela autarquia, representando um dos maiores custos nos sistemas de abastecimento de água e tratamento do esgoto.
A empresa contratada, Magnani & Cia Ltda. deve iniciar os trabalhos em até 30 dias a contar da data de emissão da ordem de início. O prazo para que as três usinas fiquem prontas é de seis meses.
O ato ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença do Chefe de Gabinete interino e secretário de Governo, Flávio Cassina; do representante da empresa vencedora da licitação, Magnani & Cia Ltda., Paulo Magnani; do secretário do Meio Ambiente, Daniel Amoretti Caravantes; de diretores e corpo técnico do Samae.