Notícias
Obras de modernização e reforma da ETE Canyon atingem 60% de conclusão
Em um investimento de R$ 3,6 milhões, a melhoria visa qualificar o tratamento de esgoto realizado na estação
As obras de modernização e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Canyon atingiram 60% de conclusão na última semana. Em um investimento de R$ 3,6 milhões por parte do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a melhoria visa qualificar e ampliar o tratamento de esgoto realizado na estação.
No momento, a obra passa pela etapa final de recuperação de detalhes da estrutura, impermeabilização do canal de chegada dos efluentes e do piso do reator anaeróbio, onde ocorre a etapa de degradação da matéria orgânica por meio de bactérias no tratamento de esgoto. “Praticamente todos os serviços de construção civil, recuperação da estrutura e de impermeabilizações foram concluídos”, afirma o gerente de obras do Samae, Leonério de Castilhos.
As próximas etapas envolvem a instalação dos equipamentos hidráulicos, tubos e conexões e a pintura das paredes externas. Ainda conforme Castilhos, também serão instalados os elementos de fibra de vidro que compõem o reator anaeróbio e o decantador, estruturas essenciais no processo de tratamento de esgoto.
A ETE Canyon entrou em operação em 2007. Na época, os parâmetros de monitoramento do efluente tratado eram outros. A reforma faz parte de um amplo projeto que tem como objetivo modernizar o processo de tratamento e melhorar a qualidade do esgoto tratado, bem como preservar as estruturas edificadas e proporcionar o recebimento da vazão do dejeto bruto coletado no Sistema de Esgotamento Sanitário Serrano. Além disso, está em estudos a transferência da estação compacta do Canyon para Vila Seca, iniciando lá o tratamento dos efluentes.
Esse é mais um dos investimentos da autarquia para alcançar a meta do Marco Legal do Saneamento, o qual estabelece que até dezembro de 2033 os municípios brasileiros tratem 90% do esgoto gerado e atendam com água potável 99% da população. No momento, o Samae coleta, afasta e trata 78% do esgoto gerado em Caxias do Sul. A autarquia reforça que o percentual de tratamento de esgoto só será ampliado se os usuários conectarem as tubulações de seus imóveis às redes do Samae. Em caso de dúvidas, os moradores devem entrar em contato pelo número 115, plantão 24h.
As melhorias na ETE Canyon são executadas pela Construtora CFO e devem ser concluídas em junho.
Fotos: Laura Piola