Notícias
Comunidade de São João da 4ª Légua celebra a chegada da água tratada nas torneiras
A rede de 1,1 mil metros de comprimento atenderá a escola Professora Arlinda Lauer Manfro, uma vinícola e mais 16 famílias
A vice-prefeita Paula Ioris e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gilberto Meletti, inauguraram, na manhã de domingo (21/05), mais uma obra no interior de Caxias do Sul. Dessa vez, a comunidade de São João da 4ª Légua, que anteriormente era abastecida por caminhão-pipa, celebrou a chegada da água tratada nas torneiras. Foram implantados 1,1 mil metros de rede ao longo da Estrada Giovani Batista Echer, com início no Capitel São Cristóvão, em São Victor da 4ª Légua e fim na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Professora Arlinda Lauer Manfro, em São João da 4ª Légua. Em um investimento de R$ 139 mil, a extensão atenderá além da escola mais 16 famílias, o que representa, aproximadamente, 47 pessoas e uma vinícola. A localidade passa a receber água do sistema Faxinal, tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa.
Em nome da comunidade, Jair Strapasson disse que essa era uma demanda antiga e que muitos consideram difícil de se concretizar. “Hoje estamos inaugurando essa rede que eu jamais acreditei que fosse acontecer. Nós sofríamos muito com a falta de água, a escola principalmente. Muito obrigado por não esquecerem da 4ª Légua”, agradeceu.
Em seu pronunciamento, Meletti anunciou as próximas etapas da obra. “Na sequência, faremos reuniões com as comunidades São Paulo, São Braz e São José onde iremos implantar mais 8,5 mil metros de redes para atender mais 60 famílias e uma empresa”, anunciou.
Ainda conforme explicado pelo diretor-presidente, em São Paulo da 4ª Légua, no trecho que vai da E.M.E.F. Arlinda Lauer Manfro a São Braz da 4ª Légua, serão implantados 2.400 metros de rede para atender 28 famílias e uma empresa. Em São Braz da 4ª Légua, serão implantados 3.800 metros para atender 18 famílias. Já em São José da 4ª Légua serão implantados 2.400 metros para atender 14 famílias.
A vice-prefeita destacou a extensão territorial do Município de Caxias do Sul e as dificuldades de levar água às comunidades mais longínquas. “Caxias do Sul, em área, é um dos maiores municípios brasileiros. Isso, muitas vezes, torna mais difícil atender os moradores da região rural dos distritos. Mas, mesmo assim, o Samae já fez mais de 100 quilômetros de redes de água, um marco histórico para o nosso Governo”, destaca.
Por fim, o padre Paulo Venturin abençoou a chegada da água e os presentes no evento que ocorreu no Salão de São João da 4ª Légua, seguido de almoço em honra à Nossa Senhora de Caravaggio.
O Samae, em 2023, até abril, já executou 14 quilômetros de extensões, ultrapassando a marca dos 100 quilômetros de redes de água tratada implantadas no interior de Caxias do Sul desde o início da gestão. Em 2022, foram implantados 46 quilômetros de extensões de rede no interior. No ano anterior, foram feitos 48, totalizando 94 quilômetros, beneficiando cerca de 6 mil famílias, em um investimento aproximado de R$ 10 milhões.
Também estiveram presentes o vereador Velocino Uez, representando a Câmara Municipal; os secretários de Obras, Norberto Soletti e Meio Ambiente, João Uez; os subprefeitos de Vila Cristina, Remildo Basso e de Galópolis, Jaime Dal Piccol; equipe do Samae; e comunidade beneficiada.