Notícias
Samae apresenta projeto sobre redução de perdas em congresso brasileiro de saneamento ambiental
Servidores da autarquia participaram do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
Servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) participaram do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), que ocorreu em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 21 e 24 de maio. Um trabalho técnico da autarquia sobre redução de perdas de água tratada foi selecionado para apresentação oral no evento. Considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o evento contou com 50 painéis de discussão sobre saneamento básico, recursos hídricos, saúde pública e inovações na área.
No dia 24 de maio, Mariana Baratter Nascimento apresentou a palestra “Diagnóstico, Ações e Resultados da Redução de Perdas Reais no Samae de Caxias Do Sul/RS”. A exposição tratou sobre a estrutura da autarquia e as estratégias utilizadas para reduzir perdas de água. O Samae conta com uma equipe exclusiva para pesquisa de vazamentos em Caxias do Sul, atuando durante as madrugadas para localizar rupturas nas redes de água e garantir que a água tratada chegue ao consumidor final. O Samae também investe em obras de substituição de redes de água antigas, pesquisando e consertando vazamentos para reduzir perdas e qualificar o abastecimento da cidade.
Participaram do evento como congressistas com o objetivo de conhecer, discutir e trocar experiências para superar os desafios do dia a dia do saneamento e da universalização a gerente de fiscalização, Bruna de Araújo; o engenheiro químico, Celso Gustavo Mello; o gerente de obras, Leonério de Castilhos; o superintendente de Serviços de Esgotamento Sanitário, Marco Antônio Mees; a técnica em saneamento, Mariana Baratter Nascimento; a bióloga, Patrícia Buffon; e o gerente de manutenção da eletromecânica, Ronaldo Damasceno Emerich.
Considerado um importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o 32º Congresso da ABES teve como tema central “Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”. Participaram do congresso cerca de 3.800 pessoas. Em conjunto com o Congresso é realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento.