Notícias
Samae e prefeitura de Caxias promovem ação de revitalização da área de lazer junto à represa Dal Bó, no bairro Fátima Alto
Comunidade ganhará horta comunitária, ponto fixo da Guarda Municipal e acesso à represa em horários pré-determinados
Desde às 8 horas da manhã desta sexta-feira (09/06), equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da prefeitura de Caxias do Sul trabalhavam na revitalização da praça que fica na esquina das ruas Avelino Antônio de Souza e Doutor Luigi Gallicchio, em frente ao Lago São Miguel, pertencente ao Complexo Dal Bó, no bairro Fátima Alto. Moradores da comunidade foram convidados a participar da ação que se estendeu até o final da tarde. Eles auxiliaram na coleta dos resíduos espalhados às margens da represa, incluindo sofá, televisão e colchão, no plantio de 300 mudas de flores e na pintura dos bancos e mesas do espaço, o qual também contou com o apoio do prefeito Adiló Didomenico. O local que era um depósito irregular de lixo, está sendo transformado em uma horta comunitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). Além da doação das mudas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) executou a poda e o destocamento de árvores. A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), ao longo da próxima semana, fará a pintura dos brinquedos do parquinho. E a Codeca recolheu os resíduos.
Hoje, o acesso à represa é proibido à população. No último verão, a autarquia investiu cerca de R$ 690 mil para repor gradis de proteção e placas de alerta sobre a proibição de acesso, banho e pesca. Essas estruturas que cercam a área foram quebradas diversas vezes para facilitar a invasão no local. Diante disso, o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, anunciou, na ocasião, a próxima etapa da revitalização da área. “Neste primeiro momento, vamos transformar esse ambiente, que é muito bonito, propício para o lazer. Paralelo a isso, até o final do ano, vamos colocar um ponto da Guarda Municipal aqui. Isso vai dar mais segurança para as pessoas utilizarem o espaço para praticar atividades físicas no entorno do lago, o qual será cercado para evitar o acesso à água”, explicou. A ideia, conforme Meletti, é delimitar horários de acesso. Também será feito reforço na iluminação e a instalação de câmeras de monitoramento.
Kelen Zimerman da Rosa, moradora do bairro há 39 anos, trouxe a filha e os sobrinhos para participar do mutirão. “Ficamos muito felizes com essa ação porque essa praça já é bonita, mas precisamos usá-la com bastante sabedoria, tentando manter ela sempre limpa pra que nossas crianças possam estar sempre brincando com segurança”, disse.
O senhor Adelcides Silveira Flor, 80 anos, mora em frente à área que era utilizada como lixão. Aposentado, ele já cultivava, dentro de tanques, hortaliças e chás. “Na minha casa não tinha espaço para plantar. Então, meu filho colocou esses tanques aqui para que eu pudesse me entreter. Hoje eu tenho cebolinha, salsinha, pimentão, feijão e malva. Estou muito alegre que vamos ter uma horta comunitária!”, comemorou. A reunião para cadastramento das famílias que desejam utilizar a horta comunitária será na próxima quarta-feira (14), às 18 horas, na casa do seu Adelcides, na rua Doutor Luigi Gallicchio, n° 402.
Também prestigiaram a ação o presidente da Câmara Municipal, Zé Dambrós; os secretários do Meio Ambiente, João Uez; de Obras, Norberto Soletti; de Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva; da Agricultura, Rudimar Menegotto; o vereador, Renato Oliveira; a representante da comunidade, Daiane Mello; e moradores da região.