Notícias
Samae executa serviço de termonebulização no bairro Salgado Filho
Ação foi realizada para identificar ligações de esgoto irregulares na região
Equipes de fiscalização e da gerência de redes de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizaram um serviço de termonebulização no bairro Salgado Filho na manhã desta sexta-feira, 09. As ruas Bortolo Triches, Antonio Felippi, Vitório Madalosso e José Scarpin foram vistoriadas para identificar ligações clandestinas nas redes de esgotamento sanitário. Ao todo, foram identificados sete imóveis que tinham seu encanamento de esgoto cloacal ligados à rede de calhas de chuva, o que prejudica o tratamento de esgoto e sobrecarrega as redes cloacais.
Durante o serviço é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, a qual percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação.
A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:
· Ligação de calha de chuva;
· Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);
· Ligação de boca de lobo;
· Rede de esgoto cloacal quebrada.
Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Após a notificação, os moradores deverão providenciar o conserto para regularizar sua rede.