Notícias
Implantação de redes de esgotamento sanitário no bairro São Pelegrino está em fase final
Dos 18.115 mil metros tubos, restam 1.915 mil metros para serem instalados até setembro, mês previsto para conclusão dos serviços
As obras de implantação das redes de esgotamento sanitário no bairro São Pelegrino e arredores estão em fase final. Até o momento, já foram executados 16,2 mil metros da tubulação coletora de esgoto, atingindo 90% de execução dos trabalhos. Os 1.915 metros que faltam para atingir o total do projeto, que pretende instalar 18.115 metros de redes, devem ser concluídos até setembro. O investimento de R$ 8 milhões beneficiará, aproximadamente, 16 mil moradores da região.
No momento, as equipes da Construtora CFO, empresa terceirizada responsável pela obra, concentram os trabalhos na Avenida Itália, entre as ruas Teixeira Mendes e La Salle. O fluxo de veículos no local segue pela faixa de ônibus. Na próxima semana, a frente deve avançar pela rua La Salle, no trecho entre a Av. Júlio de Castilhos e a rua Irma Valiera.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, destaca que a obra, mesmo com a necessidade de escavações de cerca de quatro metros de profundidade, está dentro do cronograma previsto. Além disso, ele salienta os benefícios das intervenções. “A implantação do sistema de esgotamento sanitário na comunidade vai promover mais qualidade de vida, saúde e bem estar aos moradores, contribuindo para o fortalecimento e valorização dessa região”.
A obra faz parte do planejamento para alcançar a meta do Marco Legal do Saneamento, que estabelece que até dezembro de 2033, todos os municípios brasileiros tratem 90% do esgoto gerado e forneçam água potável para 99% da população. No momento, o Samae coleta, afasta e trata 78% do esgoto gerado em Caxias do Sul. A autarquia reforça que o percentual de tratamento de esgoto só será ampliado se os usuários conectarem as tubulações de seus imóveis às redes do Samae, porém, como a rede de esgoto ainda está sendo implantada, os moradores não devem conectar seus imóveis neste momento. Servidores do Samae irão comunicar e orientar a população quando estiver liberado para realizar a ligação. Em caso de dúvidas, os moradores devem entrar em contato pelo número 115, plantão 24h.