Notícias
Samae executa serviço de termonebulização nesta sexta-feira (17) no bairro São Victor Cohab
Ação identifica ligações de esgoto irregulares por meio de um equipamento que transforma óleo mineral em uma densa neblina
Equipes de fiscalização e da gerência de redes de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizam, nesta sexta-feira (17/11), serviço de termonebulização no bairro São Victor Cohab. O trabalho deve iniciar às 8h30min, sendo preciso o dia todo para executá-lo. Caso necessário, a ação será retomada na quarta-feira (22/11). Serão percorridas as ruas Oscar Hypolito Denicol, Giacomo Lamperti, Giovani Batastini, Giovani Menegotto, Antonio Sirena, Carlos Mutti, Domingos Pizzamiglio, Padre Jones Joao Tibolla, Dirceu Corsetti, Pompeu Pezzi, Antonio Carlos Vergani, Dirceu Corsetti, Victorio Tomazzoni, Antonio Ghiotto, Angelo Prezzi, Victorio Zattera, Mauricio Sirotsky Sobrinho, 30 de Maio, Luis João d’ Andreia, Albatroz, Antenor Bernardino, da Vitória, Carlos Molon, dos Anjos, 1º de Agosto e dos Cravos. A ação serve para identificar imóveis que tenham as calhas de chuva ligadas à tubulação de esgoto cloacal, o que prejudica o tratamento e sobrecarrega as redes.
Durante o serviço é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, a qual percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por banheiros, pias de cozinhas, tanques, lavanderias, chuveiro, etc.), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação.
A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como:
· Ligação de calha de chuva;
· Ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços);
· Ligação de boca de lobo;
· Rede de esgoto cloacal quebrada.
Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Se encontrada irregularidades, o morador recebe uma notificação com prazo para providenciar o conserto e regularizar sua rede.