A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), transformou uma vertente em água própria para o consumo. A benfeitoria abastece a Escola de Ensino Fundamental Aristides Rech, e o salão da comunidade, ambos localizados no distrito de Criúva. Além de preservar os recursos hídricos, o projeto beneficia cerca de 45 alunos e professores.
A obra consiste na instalação de um revestimento no entorno da vertente, além de uma canalização para conduzir a água até a escola, que será usada para diversos fins, inclusive abastecer o salão da comunidade. A coordenadora da escola, Mercinda Fátima Alves, ressaltou a importância deste investimento. “Como a instituição não possui encanamento próprio, essa obra é de extrema importância para levar água para o consumo e uso, pois sem isso não seria possível termos aula”, ressaltou ela.
A ação, que integra o Programa Água Limpa, tem como objetivo melhorar a qualidade da água para consumo humano, e só foi possível porque contou com a união das Secretarias Municipais. A SMAPA realizou a gestão da atividade, a SMS desenvolveu a Vigilância da Qualidade da Água, e o SAMAE destinou equipe técnica e operacional para o acompanhamento, elaboração de materiais de divulgação e sensibilização nas propriedades rurais, organizando palestras e dias de campo, ações específicas nas bacias de captação no meio rural e fornecimento de materiais para a execução do saneamento básico.
FOTO ANDRÉIA COPINI
Assessoria de Comunicação - SAMAE