A Prefeitura de Caxias do Sul e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) estão dando continuidade às obras de extensão de rede nos bairros Jardim Itália, Reolon e Mattioda, que teve início no mês de abril. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade e ampliar a distribuição de água potável na região, o projeto dá suporte ao sistema já instalado, que visa otimizar o seu funcionamento.
O investimento contempla duas etapas que buscam atender as áreas dos loteamentos Reolon e Mattioda. A primeira etapa, orçada em aproximadamente R$ 2,2 milhões, consiste na implantação de uma nova adutora desde a esquina da rua Professor Marcos Martini com a Luis Covolan, até o bairro Reolon. Também estão sendo executados alguns trechos de rede junto às proximidades do Jardim Itália.
A redução das pressões na distribuição em áreas baixas do núcleo, onde geralmente são excessivas, também integra a proposta, que conta com mais de 6 km de tubulação. Executada pela empresa CSA, o novo sistema de abastecimento conta com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), a fundo perdido, e tem previsão de término para o final de setembro.
A segunda etapa, que consiste na construção de um centro de reservação e que possibilitará, além da reserva de água, o rebaixamento e regularização das pressões na região, será edificado com recursos que serão incluídos nos próximos orçamentos anuais.
A implantação destas obras de melhoria e ampliação irá beneficiar cerca de 25 mil pessoas daquela região da cidade, além de comtemplar o Projeto Habitacional Rota Nova, que vai reassentar 460 famílias, hoje residentes às margens da RSC-453 nos bairros Cidade Nova e Santa Fé.
FOTO ANDRÉIA COPINI
Assessoria de Comunicação - SAMAE