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Notícias

22/07/2015

TROCAS DE HIDRÔMETROS VISAM DIMINUIR AS PERDAS DE ÁGUA TRATADA

Programa permanente substitui medidores nos quais foram constatadas irregularidades, como ligações clandestinas, furto de água, bem como aparelhos com 15 anos ou mais de uso

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A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), informa que possui um programa permanente de aferição e troca de hidrômetros, em cumprimento à legislação tanto municipal, quanto federal. O objetivo da troca é reduzir os índices de perda de água tratada, bem como garantir a justiça tarifária, que visa que o consumidor pague exatamente o que consumiu. 
Os hidrômetros são aparelhos destinados a medir e indicar a quantidade de água fornecida pela rede distribuidora a uma instalação predial. Os medidores comprados pelo SAMAE atendem todas as normas estabelecidas na portaria n° 246 do INMETRO. Tais condições podem ser conferidas através do Selo de Qualidade e Precisão instalado pelo INMETRO nos hidrômetros, bem como, pelo selo do INMETRO e do número de aprovação de modelo existente no visor de todos os equipamentos utilizados pelo SAMAE.
O grande fator de erro nas medições dos hidrômetros, que geralmente o fazem marcar menos do que efetivamente foi consumido, é o envelhecimento do aparelho, que acarreta desgastes nas engrenagens internas, que passam a trabalhar fora das condições especificadas em projeto, ou seja, a água que passa pelo hidrômetro não é registrada corretamente.
Assim, os hidrômetros estão sendo substituídos em observância a legislação do INMETRO, portaria nº 246 de 17 de outubro de 2000; “ Item 8 – Verificações Periódicas e Eventuais 8.1 – As verificações periódicas são efetuadas nos hidrômetros em uso, em intervalos estabelecidos pelo INMETRO, não superiores a cinco anos”.
O diretor-presidente do SAMAE, Edio Elói Frizzo, salienta que na Autarquia, por se tratar de uma empresa pública, que não objetiva lucro, a cobrança da tarifa de água obedece ao princípio da solidariedade, no qual todos devem arcar com os custos, na medida em que o serviço for utilizado. “Assim, quando por questões técnicas ou não, um medidor não estiver medindo corretamente o volume de água consumido, também a cobrança não será efetuada de forma justa e correta, em flagrante prejuízo aos consumidores que estão pagando corretamente o volume consumido”, destaca.
O decreto n.º 11.645, de 27 de janeiro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE, dispõe que; “Art. 62.  O hidrômetro faz parte do ramal predial de água, sendo de competência e de direito do SAMAE a instalação, manutenção e aferição do mesmo, cabendo ao usuário assegurar o livre acesso ao cavalete, sob pena de configurar-se em irregularidade, sujeita à penalidade disposta neste Regulamento. § 2º É facultado ao SAMAE, mediante aviso aos usuários, o direito de redimensionar e remanejar os hidrômetros das ligações, quando constatada a necessidade técnica de intervir nos mesmos. § 3º A substituição do hidrômetro, decorrente do desgaste normal de seus mecanismos, será executada pelo SAMAE, sem ônus para o usuário. § 4º A substituição do hidrômetro decorrente da violação de seus mecanismos será executada pelo SAMAE, com ônus para o usuário, além das penalidades previstas”.
A Autarquia informa ainda que atende uma exigência legal do Ministério das Cidades e do BNDS, sendo necessário possuir um programa de redução de perdas de água para garantir financiamentos e aprovação de projetos junto aos órgãos. "O programa permanente de troca e aferição dos hidrômetros também tem como objetivo preservar os recursos naturais, reduzindo as perdas de água, uma vez que o cidadão pagará por aquilo que consumir. Além disso, o SAMAE, durante as substituições, tem encontrado irregularidades, como furto de água e ligações clandestinas, casos que contribuem para o aumento das perdas. Reduzir esse número significa, portanto, atender mais usuários com a mesma quantidade de água retirada da natureza. Combater as perdas é uma forma eficaz de responder às legitimas manifestações populares pela melhora na qualidade dos serviços públicos”, comenta Frizzo.
O SAMAE permanece à disposição para elucidar dúvidas por meio do telefone 115, plantão 24 horas.
 
FOTO ANDRÉIA COPINI
 
Assessoria de Comunicação - SAMAE

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