Com o objetivo de preservar a área ao redor da bacia de captação do Arroio Marrecas, o Prefeito Alceu Barbosa Velho sancionou na manhã desta quinta-feira (02.07) a lei 7.949, que autoriza o SAMAE a adquirir uma área na localidade de Rincão das Flores.
A região, composta por terras rurais, totaliza cerca de 498,67 hectares (430,64 hectares da Sociedade Anônima Arroio das Marrecas, Comércio, Agricultura e Pecuária e outros 68,03 hectares contíguos) e localiza-se no distrito de Vila Seca. Com a sanção, a proposta determina que o SAMAE transfira à desapropriada um terreno de 32.342,25m², avaliado em R$ 9,6 milhões. Já o restante, num total de R$ 2,9 milhões, será quitado em dinheiro.
O diretor-presidente do SAMAE, Edio Elói Frizzo, informa que com a aquisição da propriedade, o SAMAE visa preservar os recursos hídricos, a fauna e a flora próximos ao Arroio Marrecas. “A aquisição das terras no Rincão das Flores evita que a região seja loteada em chácaras, sítios de lazer, ou parcelada irregularmente, visto que sobre a área, estão presentes as nascentes do Arroio Marrecas”, afirma.
Frizzo também fala sobre os planos da Autarquia para a área. “No local, é objetivo do SAMAE instituir uma unidade de conservação municipal em programas de reflorestamento, especialmente de araucárias, como originalmente foi, além de programas de educação ambiental, em parceria com outras unidades de governo”.
Segundo o Prefeito Alceu, a compra do terreno é uma medida que preza pela qualidade da água e culmina em cuidados com as bacias de captação. A fim de evitar que a comunidade sofra algum tipo de escassez de água, a exemplo de diversas regiões do país. “Desapropriar essa área é de suma importância ao Município. Além de darmos sequência à preservação do entorno das bacias de captação, a Prefeitura objetiva conscientizar os caxienses. Essas ações vêm de encontro com o pensamento da administração que é transformar a vida das pessoas, tanto no presente quanto no futuro”, afirma.
FOTOS ANDRÉIA COPINI
Assessoria de Comunicação - SAMAE