Notícias
Lançado Projeto de Revitalização da ETA Borges de Medeiros
Lançado Projeto de Revitalização da ETA Borges de Medeiros
O Prefeito José Ivo Sartori e o Diretor-Geral do SAMAE, engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, lançaram nesta quinta-feira (06/12) o Projeto de Revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Borges de Medeiros. Atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade, o local será transformado em área de lazer e centro cultural. O lançamento do projeto aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.
Além de autoridades, convidados e colaboradores do SAMAE, participou da solenidade o funcionário aposentado Antônio Alexandre Borges, que trabalhou durante 33 anos na ETA. Ele recebeu uma homenagem especial do Prefeito pela dedicação demonstrada ao longo da trajetória profissional.
VISITAÇÃO – O projeto de revitalização foi elaborado pela Prisma Arquitetura. Ele prevê um circuito de visitação, através do qual as pessoas vão conhecer o processo de tratamento de água. O prédio antigo será restaurado e fará parte do circuito. Passarelas envidraçadas vão ligá-lo ao novo museu, que será construído para abrigar peças da ETA usadas no passado e o setor de Envase de copos de água.
Numa primeira etapa, serão construídos o museu e as passarelas, além do trabalho de paisagismo. O projeto do museu está orçado em R$ 1,45 milhão e as obras começam no primeiro semestre de 2008. Futuramente, o projeto da ETA prevê anfiteatro e um segundo prédio, que vai funcionar como espaço cultural. À medida que o projeto for implementado, a ETA deverá ser desativada.
RESGATE HISTÓRICO - O Prefeito José Ivo Sartori salientou a importância do projeto. “É um resgate histórico da cidade e para a cidade. Através dele, as futuras gerações vão conhecer como se construiu o abastecimento de água em Caxias do Sul”, disse.
O Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon, lembrou um pouco da história da ETA, que entrou em funcionamento em 1928 junto com a primeira represa do Sistema Dal Bó, a São Miguel. “Os administradores da época foram ousados e tiveram muita visão de futuro ao construir o Dal Bó”, afirmou. Caberlon aproveitou para lançar o selo comemorativo aos 80 anos do Sistema Dal Bó, que serão completados em 2008.
Foto: Luiz Chaves
Assessoria de Comunicação SAMAE