Notícias
Samae cede área para FAS no bairro Serrano
Futuro Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) funcionará em propriedade da autarquia em uma das principais vias da região
Um fluxo de ações que teve origem no SAMAE, passou pela desapropriação de uma Área de Preservação Permanente (APP) e agora segue para a adequação estrutural de uma edificação já existente desembocará em uma nova unidade da Fundação de Assistência Social (FAS) – inédita na região para onde está indo. A comunidade do Bairro Serrano ganhará um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com capacidade para atender até 80 crianças e adolescentes – 40 em cada turno – de 6 a 15 anos de idade. A expectativa é de que a novidade esteja de portas abertas para funcionamento já por volta de maio de 2024.
Entre a desapropriação de cerca de 2,3 hectares inseridos na Bacia de Captação do Sistema Maestra e a reforma da edificação de aproximadamente 214 m2, ambos com recursos do SAMAE, o investimento da administração municipal no reforço da rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a população alcança mais de R$ 2 milhões. As instalações do futuro SCFV Serrano ficarão em uma das principais vias da região, a Avenida Serrano-Santo Antônio, próximo às ligações com a BR-116.
“É uma das áreas mais povoadas e que cresce de maneira mais acelerada no município. Há também outras que vêm apresentando a mesma característica nos últimos anos. E observamos ainda algumas mudanças de dinâmica durante e após a pandemia. Por isso, trabalhamos com uma diretriz bastante clara de dar uma atenção muito grande para estas regiões, onde a demanda crescente da população por serviços e infraestrutura exige sensibilidade e resposta rápida”, observa o prefeito Adiló Didomenico.
Neste sentido, parte da propriedade que agora pertence ao SAMAE será cedida para utilização da FAS, por meio de convênio, para que se faça a implementação do novo SCFV.
“O SAMAE adquiriu três lotes que estavam configurados como Área de Preservação Permanente (APP), com o objetivo de garantir a preservação da área de bacia. Fez um investimento na proteção de águas do Sistema Maestra. Naquele local há uma residência já construída, que aproveitamos e já concluímos o anteprojeto de adequação para utilização pela FAS para fazer um SCFV com 80 vagas. É mais uma ação do governo em benefício da comunidade”, revela o diretor presidente do SAMAE, Gilberto Meletti.
Atualmente, o processo para viabilizar as obras de adequação do espaço encontra-se em fase de orçamentação, pré-requisito ao encaminhamento para a licitação que definirá a empresa que ficará responsável pelos trabalhos.
“É um serviço que chega para uma região de grande demanda e que receberá, além das crianças de 6 a 15 anos, também os familiares. Para se ter ideia do que a novidade representa, quando entrar em funcionamento, já no próximo ano, esta unidade da FAS atenderá todo Bairro Serrano e também famílias referenciadas nos CRAS dos bairros vizinhos, principalmente da Zona Leste do município”, descreve a presidente da FAS, Geórgia Ramos Tomasi.