Na tarde desta quinta-feira (21/12), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal (GM), e com o apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), deu início à 17ª Operação Verão Seguro. A ação, que acontece anualmente, visa conscientizar as pessoas sobre os riscos de nadar em represas, a fim de prevenir afogamentos, além de fiscalizar atividades que são proibidas nesses locais, como caça e pesca. Na ocasião, a comunidade também recebeu 15 canteiros para plantios de verduras e legumes, na área de lazer do Complexo Dal Bó, local que era utilizado como lixão. Estiveram presentes a vice-prefeita, Paula Ioris; o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti; representando a Câmara Municipal, o vereador Renato Oliveira; os secretários de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto; do Meio Ambiente em exercício, Daniel Caravantes; o subcomandante do 5° Batalhão de Bombeiro Militar, Major Márcio Müller Batista; o presidente do bairro Fátima, Jucemar Alves; guardas municipais; bombeiros; e comunidade.
Menegotto agradeceu ao Samae pela parceria e por permitir que mais uma região da cidade fosse contemplada com uma horta comunitária. “Esse espaço estava sendo utilizado como depósito irregular de lixo. Justamente para coibir o descarte, o Samae nos procurou para implantarmos uma horta comunitária, trazendo qualidade de vida para a comunidade e contribuindo com uma alimentação saudável’, argumenta o secretário da Agricultura. A horta comunitária, que também teve apoio da Semma na construção, fica localizada na esquina das ruas Avelino Antônio de Souza e Doutor Luigi Gallicchio, em frente ao Lago São Miguel, pertencente ao Complexo Dal Bó, no bairro Fátima Alto.
O secretário de Segurança relembrou os números da última edição da Operação Verão Seguro. “Resultados do balanço realizado na edição anterior indicam que 1264 pessoas foram abordadas nas áreas de represas do Município, um aumento de 11% se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 1127 orientações. Ao todo, 2117 rondas e 1802 atendimentos por meio do telefone 153 foram realizados durante os três meses de campanha. Infortunadamente, uma pessoa foi a óbito por afogamento”, disse.
Já Meletti destacou o trabalho executado pelas forças de segurança e os esforços feitos pelo Poder Público para prevenir afogamentos. “Essa é uma operação integrada. A Guarda Municipal faz a prevenção, e o Corpo de Bombeiros está sempre disponível para atender os chamados, visando sempre resguardar a vida de todos. Aqui onde estamos é um ponto crítico. Precisamos preservar o ambiente físico e também a vida”, reiterou. O diretor-presidente do Samae também anunciou que está em andamento um processo licitatório para locação de um contêiner que irá abrigar a Guarda Municipal, que terá um ponto fixo no local.
A vice-prefeita Paula Ioris reiterou a importância do trabalho integrado dos órgãos de segurança e destacou os benefícios de uma horta comunitária no bairro. “Quando a população ocupa as áreas, ela também cuida. Ajuda a fiscalizar. Com as hortas não tivemos mais descarte irregular de lixo. É uma política pública fundamental que precisamos ampliar ainda mais!”.
Os moradores do bairro Fátima Adão Pinheiro, Kelen Zimmerman e Daiane Melo receberam das autoridades, simbolicamente, as chaves do portão da horta comunitária. As hortaliças foram doadas pela Primavita Mudas. A secretaria de Esporte e Lazer também esteve presente no ato com uma cama elástica para as crianças. Após a solenidade, os bombeiros e guardas ambientais iniciaram a Operação Verão Seguro com rondas e orientando as crianças que estavam na água. A ação segue até 20 de março. Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.