Notícias
Caxias tem saneamento acima da média nacional
Caxias tem saneamento acima da média nacional
O Município de Caxias do Sul registra um índice de saneamento básico (acesso à rede de esgoto) superior à média nacional, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (27/11) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Enquanto a média nacional é de cerca de 47%, conforme o estudo, em Caxias pelo menos 85% da população possui acesso à rede de esgoto.
Além disso, com os investimentos em curso, o Município registra um índice de 12% de esgoto tratado, número superior ao registrado em várias localidades pela pesquisa da FGV. Há três anos, Caxias tinha 4% de esgotos tratados. Ao final do plano de investimentos que está em andamento, o índice deverá chegar a 86%.
O Diretor-Geral do SAMAE, engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, observa que a situação privilegiada de Caxias, em relação a outros municípios e estados, é conseqüência dos investimentos maciços em saneamento por parte da atual Administração. “O Município está investindo cerca de R$ 120 milhões de reais em saneamento e isto é motivo de orgulho para os caxienses”, diz.
Um exemplo é o Sistema Pinhal, com 22,6 quilômetros de redes coletoras (mapa anexo), que irá coletar e tratar o esgoto de aproximadamente 130 mil habitantes. As obras terão início a partir desta quinta-feira (29/11), com assinatura da ordem de serviço às 10h30min, no Salão Paroquial de Galópolis. Haverá participação especial dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ismael Chaves Barcellos, que já realizaram diversas campanhas pela despoluição do arroio Pinhal.
Outra iniciativa que contribui para elevar o índice de esgoto tratado na cidade é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Canyon, que será inaugurada neste sábado (1º/12), às 10h, no Núcleo Habitacional Canyon. O plano de investimentos em saneamento básico da Prefeitura inclui ainda os Sistemas Tega 1ª etapa (já em andamento com construção de ETE e rede interceptora), Tega 2ª etapa, Belo, Pena Branca e Samuara (todos em fase de contratação de empreiteiras).
Assessoria de Comunicação SAMAE