Notícias
SAMAE adota medidas para normalizar abastecimento
SAMAE adota medidas para normalizar abastecimento
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) está adotando um conjunto de medidas para normalizar o abastecimento de água na cidade. O sistema foi prejudicado nos últimos dias por causa do baixo nível do reservatório de água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. A previsão é que o sistema normalize nas próximas 48 horas.
De acordo com a equipe técnica do SAMAE, o problema foi gerado a partir de uma combinação de fatores desfavoráveis. O principal deles foi o registro de um pico de consumo de água nos primeiros dias ensolarados após um intenso período de chuvas. Além disto, coincidiu com a realização de obras de modernização no sistema de filtragem da ETA, o que não acontecia desde que ela foi concluída, nos anos 90.
Com a redução do nível do reservatório de água tratada, houve desequilíbrio no sistema de abastecimento. Isto obrigou o SAMAE a realizar manobras (fechamento de registros em rodízio) para suprir a demanda. Tais manobras provocaram intervalos no abastecimento em diversos bairros abastecidos pelo Sistema Faxinal (63% da cidade).
MEDIDAS – O conjunto de medidas adotado pelo SAMAE nesta segunda-feira (1º/10) inclui um cronograma de manobras para reequilibrar o sistema. “São procedimentos técnicos que tem a finalidade de recuperar a reservação de água tratada”, explica o Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon. Ele alerta que nas próximas 48 horas ainda poderá haver intermitência no abastecimento nos bairros supridos pelo Faxinal (lista anexa).
Caberlon lembra que as equipes técnicas estão intensificando os trabalhos para que o abastecimento seja normalizado o mais rapidamente possível. Ele acrescenta que o telefone 115 está à disposição para informações e que a equipe de atendentes tem se esforçado para oferecer o melhor atendimento à população.
Assessoria de Comunicação SAMAE