Notícias
Equipes consertam adutora rompida no Rio Branco
Equipes consertam adutora rompida no Rio Branco
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) consertou nesta quarta-feira (03/10) uma adutora de água tratada rompida na altura da rua Antônio da Luz, bairro Rio Branco. O problema foi identificado por uma moradora do bairro, que, à noite, ouviu barulho de água escorrendo por uma galeria subterrânea. As equipes foram comunicadas e localizaram o vazamento com auxílio de equipamentos.
A adutora rompida tem 38 cm de diâmetro e leva água tratada aos bairros Rio Branco, Kayser, Charqueadas, Planalto Rio Branco e parte do Desvio Rizzo. Conforme os técnicos, o problema foi provocado pelo deslocamento da galeria de esgoto que passa por cima da adutora. “Provavelmente, com as fortes chuvas registradas e o solo encharcado, a galeria tenha se deslocado e feito muita pressão sobre a adutora, que é de fibrocimento”, diz o Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon.
Segundo ele, o rompimento da adutora contribuiu para agravar o desequilíbrio no sistema de abastecimento. “Foi um fator a mais a provocar redução no nível do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, dificultando a recuperação do equilíbrio”, afirma. A previsão do Diretor é que o abastecimento seja normalizado na noite desta quarta-feira.
De acordo com a equipe técnica do SAMAE, foi registrado um pico de consumo de água nos primeiros dias ensolarados após um intenso período de chuvas. O maior consumo de água coincidiu com a realização de obras de modernização no sistema de filtragem da Estação da ETA.
Caberlon lembra que as equipes técnicas prosseguem trabalhando para que o abastecimento seja normalizado o mais rapidamente possível. Ele acrescenta que o telefone 115 está à disposição para informações e que a equipe de atendentes tem se esforçado para oferecer o melhor atendimento à população.
Fotos: Alexandra Baldisserotto
Assessoria de Comunicação SAMAE