Notícias
Relatório de Qualidade da Água
Relatório de Qualidade da Água
Estabelece definições e procedimentos sobre o controle da qualidade da água de sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para a divulgação de informações à população sobre a qualidade da água que recebem em suas casas.
Definições dos Principais Parâmetros
Tratamento de Água: Conjunto de processos físicos e químicos destinados a transformar água bruta, ”in natura”, em água potável, adequando-a ao consumo humano e atendendo aos padrões legais de potabilidade.
Etapas do Tratamento da Água
Coagulação: adição de produtos químicos coagulantes (ex: sulfato de alumínio) à água com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão (impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas.
Floculação: ocorre a agregação das partículas desestabilizadas na etapa de coagulação, resultando na formação de flocos, com tamanho e peso adequados para sua remoção na fase seguinte do tratamento.
Decantação: os flocos formados anteriormente sedimentam, por ação da força da gravidade, em tanques chamados decantadores. A água em tratamento, já clarificada, segue para a próxima etapa.
Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores.
Desinfecção: eliminação dos microorganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.
Fluoretação: adição de flúor à água, como medida de saúde pública, com o objetivo de prevenir a ocorrência de cárie dentária.
Parâmentros Analíticos
Turbidez: deve-se à presença de partículas em suspensão, de tamanhos variados, que interferem na passagem da luz pela água, conferindo aparência turva à mesma.
Cor: causada pela presença de sólidos dissolvidos na água.
Cloro livre: concentração de cloro presente na água tratada distribuída.
Coliformes totais: grupo de bactérias que servem como indicadores bacteriológicos de potabilidade da água.
Trihalometanos: compostos formados pela reação da matéria orgânica natural presente na água com o cloro adicionado à mesma.
Subprodutos da Desinfecção: compostos formados em decorrência do processo de desinfecção. Constam da Tabela 3 da Portaria nº 518/2004 MS.
Parâmetros Orgânicos: substâncias químicas orgânicas que constam da Tabela 3 da Portaria nº 518/2004 MS.
Parâmetros Inorgânicos: substâncias químicas inorgânicas que constam da Tabela 3 da Portaria nº 518/2004 MS.
Padrões de Aceitação: parâmetros diversos analisados de acordo com a Tabela 5 da Portaria nº 518/2004 MS.
Relatórios Anuais de Qualidade da Água
Relatório Anual de Qualidade da Água 2004