Notícias
Extensão de rede vai levar água tratada para São Luiz da 3ª Légua
Prefeitura e Samae assinaram ordem de início da obra neste sábado (15/11)
O abastecimento com água tratada começa a se tornar realidade para mais 40 famílias do interior de Caxias do Sul. Prefeitura e Samae assinaram na manhã deste sábado (15/11) a ordem de início das obras de extensão de rede água para atender à comunidade de São Luiz da 3ª Légua.
Em um investimento orçado em cerca de R$ 800 mil, serão implantados 6,3 quilômetros de tubos de PVC DN de 50 milímetros, divididos em dois trechos: 3,1 quilômetros na Estrada do Imigrante e 3,2 quilômetros na Estrada Germano João Rigotto. A obra será executada pela Nort Brasil, em um prazo de até 120 dias.
A comunidade era abastecida por vertentes e enfrentava falta de água em períodos de estiagem, como ocorreu dois anos atrás. Durante o ato de assinatura, realizado em frente à capela de São Luiz, o presidente do Salão de São Luiz, Alceu Dalle Molle, saudou o começo dos trabalhos. “A gente assina e já estamos com quase 200 metros de obra sendo realizada. Isso mostra a importância do Samae para nossa cidade. Eu vejo municípios vizinhos tendo problemas gravíssimos de falta de água e nós temos, em Caxias do Sul, uma água de qualidade. Parabéns por olhar para o interior com esse carinho. Nós precisamos que o pessoal aqui do interior se sinta bem para continuar trabalhando gerando riqueza e alimento para nossa sociedade”.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, destacou a implantação do Programa Água Boa, que prevê a implantação de extensões de rede no interior do município. O abastecimento na zona rural é o que separa Caxias do Sul da universalização do abastecimento com água tratada, que já alcança 100% no perímetro urbano. Desde julho deste ano, o Samae isentou moradores da zona rural do pagamento de despesas para receber esse benefício, corrigindo uma injustiça histórica. Um projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores propõe transformar essa regra em lei.
“O agricultor não tem que pagar extensão de rede de água. O agricultor nos garante pelo menos três vezes por dia a alimentação, quando a gente vai tomar café da manhã, almoçar e jantar. O asfalto é importante, mas se não tem uma infraestrutura, se não tem água, o jovem não fica no interior, e é isso que a gente está fazendo no Samae: trazer um pouquinho mais de qualidade de vida para o interior”, afirmou Uez.
O prefeito Adiló Didomenico lembrou a atenção dada à infraestrutura da zona rural, que além da importância econômica tem grande potencial turístico. “O interior pode ter certeza de que terá sempre um olhar muito especial. Nunca havia sido feito um quilômetro de rede no interior. Desde que nós assumimos, no primeiro governo nós já tínhamos feito em torno de 170 quilômetros, e depois que o João (Uez) assumiu nós já perdemos a conta…”
Também participaram da solenidade os vereadores Zé Dambrós e Calebe Garbin; os secretários de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza, e de Urbanismo, Adriano Bressan; o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Velocino Uez; o subprefeito de Galópolis, José Antonio Dapont, e o coordenador da Nort Brasil, Ismael Zantuti Nogueira.