Notícias
Samae economiza R$ 30 milhões em licitações de janeiro a outubro de 2025
Aquisições e contratações ficaram 19,42% abaixo dos valores precificados
O Samae economizou cerca de R$ 30 milhões com a gestão das licitações nos primeiros 10 meses de 2025. As aquisições e contratações efetuadas tiveram uma economia acumulada de 19,42% em relação aos valores orçados na abertura dos certames.
“Este resultado reafirma o nosso compromisso com a boa gestão do erário”, afirma o superintendente de Orçamento, Finanças e Licitações do Samae, Lourenço Benetti Bonfá. “Só foi possível porque está baseado em quatro pilares principais: obediência à legalidade, o acompanhamento dos acórdãos proferidos pelos Tribunais de Contas da União e do Rio Grande do Sul, capacitação constante e técnicas avançadas de negociação com nossos licitantes”, explica.
Bonfá atribui a conquista à competência e ética da Gerência de Licitações e Contratos, composta por apenas cinco servidores. “É pequena porém coesa”, elogia. A gerente Maria Raquel de Sá Boz complementa: “a equipe está altamente empenhada em seguir a legislação vigente e respeitar o princípio constitucional da economicidade”.
Para o diretor-presidente do Samae, João Uez, o desempenho atesta a qualificação dos servidores da autarquia. “Os benefícios dessa economia são de toda a comunidade, afinal, o Samae pertence aos caxienses”, destaca. Uez acrescenta que esses recursos poderão ser aplicados em mais extensões de redes de água, sobretudo no Interior, e na ampliação das redes de esgotamento sanitário, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020).