Notícias
Oscar do Meio Ambiente é entregue em cerimônia no Theatro São Pedro
Oscar do Meio Ambiente é entregue em cerimônia no Theatro São Pedro
O Prefeito José Ivo Sartori e o Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon, receberam na última sexta-feira (07/12) o Prêmio Responsabilidade Ambiental 2007, considerado o Oscar do Meio Ambiente. A entrega aconteceu durante cerimônia realizada no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Em sua terceira edição, a premiação foi promovida pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Convidados oriundos de todas as partes do Estado foram recebidos na entrada pela presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher. Antes da entrega dos prêmios, a platéia assistiu a um show surpresa com o gaiteiro Renato Borghettij e violonista Daniel Sá. Em seguida, foram chamados ao palco os representantes das entidades agraciadas. Eles receberam os troféus das mãos do secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, da presidente do Instituto Borboleta Azul, Eliane Mabilde Falci, e do presidente da ARI, Ercy Torma.
Feliz com a conquista, o Prefeito José Ivo Sartori atribuiu o prêmio aos investimentos maciços que a Administração vem fazendo em saneamento. “Estamos investindo mais de R$ 120 milhões na despoluição dos arroios, o que vai trazer mais qualidade de vida à população”, destacou. Sartori lembrou ainda de outras ações em prol do meio ambiente, como a revitalização do Mato Sartori e a entrega da primeira parte do Jardim Botânico à comunidade, o que deve acontecer ainda esta semana.
O Diretor-Geral do SAMAE, Marcus Vinicius Caberlon, comemorou mais uma vez a conquista. Para ele, o prêmio é um reconhecimento à dedicação das equipes da autarquia. Caberlon ressaltou o trabalho dos técnicos da Divisão de Esgoto e Recursos Hídricos do SAMAE, que trabalham no plano de despoluição dos arroios. Lembrou ainda que um grupo de funcionários se deslocou a Porto Alegre de ônibus para acompanhar a cerimônia.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, salientou que o prêmio procura resgatar valores. “Isso significa conservar e usar os recursos naturais com sabedoria, adotar novas e melhores práticas de produção e de consumo”, afirmou. A presidente do Instituto Borboleta Azul, Eliane Falci, observou que a iniciativa é uma forma de incentivar a proteção ao meio ambiente. “Acreditamos que assim estamos fazendo nossa parte”, completou.
Mais de cem cases foram inscritos para o prêmio, sendo que, dos 25 premiados, a Prefeitura de Caxias, por meio do SAMAE, foi a única instituição pública. Entre as empresas agraciadas estavam Aracruz Celulose, Doux Frangosul, Borrachas Vipal, Cia. Energética Rio das Antas e Porto do Rio Grande, entre outras. O empresário Raul Randon foi premiado na categoria Personalidade, assim como os prefeitos de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrielli, e de Cambará do Sul, Aurélio Alves de Lima.
O Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS foi instituído pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O objetivo da premiação é reconhecer o trabalho e a preocupação de empresas e profissionais que, com suas ações, contribuem para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável.
Foto: Maicon Damasceno
Assessoria de Comunicação SAMAE