Notícias
Rota do Sol tem nova sinalização na travessia do Faxinal
Rota do Sol tem nova sinalização na travessia do Faxinal
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), sinalizou trecho de onze quilômetros da Rota do Sol situados dentro da bacia de captação do Faxinal. Em cumprimento à legislação ambiental, foram instaladas no trecho 102 placas de sinalização, 3.192 metros de guard-rail e 415 tachões para alertar motoristas que trafegam sobre a área de manancial. A rodovia também recebeu pintura especial em 7,3 mil metros de extensão. O investimento é de cerca de R$ 500 mil.
A iniciativa tem como objetivo proteger a área onde é captada a água do Faxinal, que abastece 63% da população caxiense. “Agora o trecho está totalmente sinalizado, inclusive com informações sobre alertas de emergência, como por exemplo, no caso de um acidente com cargas tóxicas”, explica o diretor da Divisão de Esgoto e Recursos Hídricos (DERH) do SAMAE, engenheiro César Casa. Neste caso, lembra ele, deve ser acionado socorro pelo telefone 193.
Conforme o engenheiro, a intenção é acima de tudo prevenir acidentes. “Se um automóvel ou um caminhão carregado com carga tóxica se acidentarem no local, os danos ambientais podem ser muito extensos”, alerta. César Casa lembra que também haveria um grande prejuízo aos cofres públicos para despoluição do local. “Por isto, a prevenção é tão importante”, ressalta.
O projeto de sinalização foi desenvolvido pelo SAMAE, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana (SMTM). O trabalho dos técnicos seguiu as normas Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER).
Foto: Rogério Aver Pizzolatto
Assessoria de Comunicação SAMAE