Notícias
EIA/RIMA do Marrecas será entregue terça-feira
EIA/RIMA do Marrecas será entregue terça-feira
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), recebe nesta terça-feira (18/12) o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Sistema Marrecas, elaborados pela Universidade de Caxias do Sul. A entrega do EIA/RIMA será realizada às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura. Técnicos da Universidade irão apresentar uma síntese do documento.
O EIA/RIMA foi produzido a partir do trabalho de campo da equipe do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) da UCS. Cerca de 50 pessoas participaram diretamente da tarefa, com o objetivo de detalhar as características da bacia do Marrecas, nas proximidades de Vila Seca. Neste local, será implantado a partir de 2008 o novo manancial para abastecimento de água.
O EIA/RIMA elaborado pelo ISAM tem cerca de 700 páginas. De acordo com o coordenador do trabalho, professor Lademir Beal, todas as informações serão disponibilizadas para consulta pública assim que a Fepam autorizar. Beal lembra que o documento é uma exigência da legislação ambiental, sendo que o RIMA é elaborado com base nas conclusões do EIA. “Eles são sempre citados em conjunto, pois consistem em instrumentos complementares”, explica.
No primeiro trimestre de 2008, será realizada uma audiência pública para discutir a implantação do novo manancial com a comunidade.
Assessoria de Comunicação SAMAE