Notícias
Mais de 14 mil pessoas participaram da Semana Municipal da Água 2023
Ações de conscientização sobre a importância do saneamento básico marcaram a programação
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) promoveu, entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro, um cronograma extenso de atividades alusivas à Semana Municipal da Água 2023. Com o tema “Saneamento para todos”, a edição deste ano abrangeu diferentes segmentos da sociedade caxiense, contando com a participação de mais de 14 mil pessoas.
No dia 29 de setembro, concomitante à abertura da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, a autarquia lançou o Ciclo da Água, uma atividade lúdica onde os milhares de visitantes foram guiados por dentro de uma rede adutora e conheceram as etapas que a água percorre até chegar às casas e como é devolvida à natureza. O espaço de 8mx6m permaneceu aberto na praça Dante Alighieri até o dia 15 de outubro. Outros eventos permanentes também integraram a programação, como a exposição interativa “A água que você não vê”, no Shopping Villaggio, que convidou os visitantes a refletirem sobre a quantidade de água que é utilizada na fabricação de produtos que usamos no nosso cotidiano. Além disso, materiais de conscientização foram distribuídos nas escolas de natação Raiar e Pranadar.
A abertura oficial da Semana da Água aconteceu no dia 2, na tradicional RA da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), com a palestra do diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti, seguida pelo painel “Marco Legal do Saneamento: reflexos e desafios para a universalização do esgoto”. Ainda na segunda, a engenheira agrônoma do Samae, Neiva Rech, levou a palestra “A importância do Saneamento Básico Rural e Conservação da Araucária” para os alunos do curso de Engenharia Agrônoma da Faculdade Ideau.
Já no dia 3, aconteceu a inauguração da sala Água e Saneamento, localizada junto à ETE Tega, um novo local para a educação ambiental promover atividades educativas voltadas à conservação e uso sustentável do meio ambiente e dos recursos hídricos. Ao longo da programação, quatro roteiros “Caminhos da Água” foram realizados com alunos da E.E.E.M. Rachel Calliari Grazziotin e da E.M.E.F. Catulo da Paixão Cearense. Além disso, no dia 4, a educação ambiental também palestrou na UBS de Galópolis, em evento que integrou a Semana de Galópolis.
No sábado (7/10), foi a vez dos lobinhos do Grupo Escoteiro Moacara participarem das atividades de educação ambiental do Samae e aprender mais sobre o saneamento do município com a engenheira agrônoma Neiva Rech. Jogos e uma experiência de realidade virtual foram usados para tornar o aprendizado ainda mais divertido. Na manhã da segunda-feira (9/10), a Blitz da Água foi até a Prefeitura de Caxias do Sul distribuir água e materiais educativos aos servidores municipais.
A terça-feira (10/10) foi marcada pela ação de limpeza na Maestra, em parceria com a Codeca, Caxias Lixo Zero e Ecosurf RS, em que os alunos do 5º ano da E.M.E.F. Engº Dario Granja Sant’Anna contribuíram para a coleta de 7 toneladas de lixo, entre plásticos, roupas, papéis, vidros, restos de construção civil e móveis. Durante a noite, ocorreu a oficina Rios Voadores, promovida pela UCS CETEC e ministrada pelo professor Daniel Reolon, onde foi trabalhado o deslocamento de massa de água da Amazônia para as regiões Sul e Sudeste do país. Além disso, também foi abordado o impacto do desmatamento no Norte do Brasil em nível local. Para isso, haverá, além de uma explicação, atividades práticas que mostram a importância da preservação da água, com demonstrações de ações desenvolvidas pelo próprio CETEC.
No dia 11 de outubro, aconteceu a tão aguardada premiação do Concurso de Desenho do Samae. Ao todo, 623 desenhos foram inscritos em três categorias, representando 41 escolas municipais. Confira os vencedores: Categoria I, Isadora Lopes Poletto, 7 anos, estudante do 2° ano da EMEF Caldas Júnior, com o desenho “Com Samae e sem Samae”; Categoria II, Yasmin Domingues Almeida, 11 anos, matriculada no 5° ano da EMEF Afonso Secco, com o desenho “Planeta conectado”; e Categoria III, Ana Carolina Vieira Mostardeiro, 15 anos, estudante do 9° ano da EMEF Luiz Antunes, com o desenho “Água: um chamado à reflexão”. A aluna Yoharlys Milethcis Rangel de La Rosa, da Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller recebeu menção honrosa pela participação com o desenho “Planeta feliz”.
Na sexta-feira (13/10), foi feita a primeira exibição do teatro de fantoches “Cuidando da Água, Salvando o Futuro”, no palco principal da 39ª Feira do Livro. À tarde, a educação ambiental realizou uma oficina de Bolhas Gigantes com filhos de servidores municipais, integrando a programação do Open Prefa. A programação encerrou no sábado (14/10), com a participação na Festa da Criança 2023, que contou com atividades para colorir e a presença da mascote da autarquia, o Super Samaezito.