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Notícias

05/01/2024

Programa evita perda de 9,7 bilhões de litros de água em três anos

Substituições de redes e de hidrômetros e pesquisa de vazamentos noturna são as principais ações responsáveis por evitar o desperdício

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Reduzir as perdas reais e aparentes na captação e distribuição de água é um dos trabalhos que foram intensificados pelo Samae no município. Dentro do programa, uma série de ações foram implantadas, como a substituição de redes, troca de hidrômetros e a busca constante por vazamentos, visando a melhoria contínua no serviço prestado à população, de forma eficiente e qualificada, com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Com esse trabalho, cerca de 9,7 bilhões de litros água deixaram de ser captados nos últimos três ano. Dessa forma, o Samae economizou, aproximadamente, R$ 43 milhões em tratamento.

Conforme o diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti, um dos principais desafios de todas as unidades de saneamento do país é a redução da perda de água no caminho percorrido da estação de tratamento até as casas dos usuários. “O controle de perdas de água é um desafio contínuo que requer a implementação de ações sistemáticas e persistentes, não sendo apenas uma tarefa pontual, mas um processo dinâmico que exige atenção constante e a aplicação de estratégias. Com o passar do tempo, a infraestrutura envelhece, surgem novos vazamentos, os hidrômetros perdem precisão e as irregularidades aumentam, exigindo constante investimento”, detalha.

Dentre as ações realizadas estão: instalação de novas válvulas reguladoras de pressão em pontos estratégicos; incremento de tecnologia na operação de equipamentos; estudos para otimização dos setores de abastecimento; otimização das pressões nas redes; combate às fraudes e furtos de água; substituição de hidrômetros; expansão da pesquisa ativa de vazamentos; substituição de tubulações antigas; e instalação de novos distritos de macromedição e controle.

Basicamente, as perdas de água nos sistemas de abastecimento correspondem à diferença entre o volume total de água produzido nas estações de tratamento e a soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis dos usuários. A média do volume de perda anual da autarquia vem em decrescente, sendo que em 2020 estava em 49,90% e, em 2021, 48,40%. Em 2022, o percentual baixou para 46,64%, sendo que no último trimestre a média ficou em 43,92%. Já no último ano, em novembro, a perda reduziu para 36,15%, menor registrado desde 2021, quando as ações começaram a se intensificar.

“O indicador de perdas de água é tradicionalmente expresso como um percentual geral, que está sujeito a flutuações devido a diversos fatores, como comportamento de consumo e ocorrências pontuais, não sendo, portanto, a única métrica para avaliar as perdas de água e, consequentemente, a eficiência do sistema”, explica Raquel Samara Lemos Giacomin, engenheira ambiental e operadora de estação.

Nesse sentido, de acordo com o levantamento realizado, em 2020, as 5 ETAs (Samuara, Borges de Medeiros, Celeste Gobbato, Morro Alegre e Parque da Imprensa) produziram 1.409 litros de água por segundo. Em 2023, 1.346 L/s foram tratados. Observou-se que não houve redução no consumo, mas, mediante o trabalho feito, foi possível retirar menos água dos mananciais, em uma economia de 63 L/s. Em volume, esse número representa mais do que a vazão que sai da ETA Borges de Medeiros para abastecer a área Central da cidade que possui 1.948 ligações.

Nos últimos três anos, a Superintendência Comercial substituiu 55.787 hidrômetros que já estavam com mais de 5 anos de uso e apresentavam falhas na marcação do consumo. Meletti também cita importantes investimentos na substituição de adutoras e na ampliação do abastecimento para o interior. “Muitas vezes as pessoas se incomodam com os transtornos causados pelas obras, mas não avaliam os benefícios. Apenas no interior, implantamos, em três anos, 153km de redes. Está em andamento a substituição da adutora Tronco–Sul, que irá atender mais de 170 mil pessoas, de 17 bairros. Uma rede antiga, de fibrocimento, que quebrou inúmeras vezes no último ano. Então, são diversas melhorias que, com planejamento estratégico, farão esse número reduzir ainda mais”, planeja.

A busca por vazamentos com uso de um equipamento chamado geofone, que identifica vazamentos ocultos no subsolo com ajuda do som, também vem contribuindo com a redução das perdas. A tecnologia é acompanhada do diálogo com a comunidade: a orientação dada à população é para que sempre entre em contato com a empresa tão logo um vazamento seja identificado. “Dessa forma, as equipes conseguem responder ao chamado com mais agilidade, estancando os vazamentos no menor tempo possível”, descreve Meletti.

A autarquia prevê ainda para o primeiro trimestre deste ano, a instalação de novos equipamentos que contribuem na gestão de perdas evitando que haja desperdício durante reparos e manutenções. “Os hidrômetros em composite, composto por resina de polipropileno rígido e que possui excelentes propriedades físico-químicas, além de ter máxima precisão dimensional e resistência, será um grande aliado à prevenção de furtos e, com isso, haverá menos desperdício de água”, projeta.

Fotos: Andréia Copini

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