Notícias
19ª Operação Verão Seguro alerta para os riscos do banho em locais proibidos
Objetivo é conscientizar a população sobre o perigo de nadar em represas, além de coibir atividades proibidas
Conscientização e fiscalização andam juntas na 19ª edição da Operação Verão Seguro, lançada nesta sexta-feira (12/12) na sede do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM). O objetivo é prevenir e coibir a prática de atividades proibidas, como nadar, pescar e caçar, nas áreas das represas de Caxias do Sul. O lançamento ocorreu de forma concomitante ao da 18ª Operação Rota do Sol.
Promovida pelo Samae em parceria com a Guarda Municipal e apoio do 5º BBM e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), a Operação Verão Seguro ocorre principalmente nos lagos localizados em áreas urbanizadas, como Dal Bó e Maestra. As águas aparentemente tranquilas escondem grandes profundidades e rochas, galhos e outros objetos submersos. Além de evitar afogamentos, a proibição visa a preservar os mananciais responsáveis pelo abastecimento da população caxiense.
Durante a solenidade, o diretor-presidente do Samae, João Uez, entregou à Guarda Municipal um barco motorizado para ser utilizado na fiscalização. O uso de drones e a presença do efetivo, sobretudo em dias de calor, reforçam a fiscalização. “Nos últimos anos não tivemos ocorrência de afogamento graças ao trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal, nossa equipe de fiscalização, Patram e Corpo de Bombeiros”, frisou Uez, que durante a solenidade foi um dos agraciados com a moeda do Corpo de Bombeiros Militar.
O Comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-Coronel Marcio Müller Batista, agradeceu pela parceria com as demais instituições envolvidas nas operações. “Este lançamento é ação preventiva, uma forma de alertar a população para a segurança. Menos acidentes, menos intervenções e mais conscientização”, destacou.
No verão passado, a 18ª edição abordou 946 pessoas nas áreas de represas e três apreensões de material para pesca irregular. A Guarda realizou 5.816 rondas nos 104 dias da ação e verificou 24 veículos nas represas. Nenhuma morte foi registrada duramente as três últimas operações.
Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, pelos números 115 e 0800 772.8600.