Notícias
Prefeito cogita a possibilidade de racionamento de água
Prefeito cogita a possibilidade de racionamento de água
Durante a realização da 21ª Ação Comunitária, ocorrida na última sexta-feira (08/05), no bairro Cruzeiro, o Prefeito José Ivo Sartori solicitou ao diretor-geral do SAMAE, engenheiro Marcus Vinicius Caberlon, a priorização de estudos técnicos apurados com vistas à possibilidade de reeditar decreto proibindo o uso da água potável para atividades que não sejam essenciais, a exemplo do que ocorreu no ano de 2006. A preocupação do chefe do Executivo, reiterada no sábado, durante a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água Potável da comunidade São Roque em Fazenda Souza, é a forte estiagem, que rapidamente fez descer os níveis das barragens (veja números abaixo).
O SAMAE tem intensificado sua campanha permanente, solicitando à comunidade o uso racional de água. Além de reforçar a distribuição de material orientando a comunidade, o SAMAE está veiculando o alerta nos meios de comunicação, destacando a importância das medidas básicas de economia, entre elas evitar o banho demorado, fechar a torneira para ensaboar a louça, não lavar carro ou calçada com mangueira, além de outros cuidados.
Em 2006, o decreto de racionamento vigorou durante 75 dias (de 22 de maio a 04 de agosto). Neste período, os caxienses economizaram quatro milhões de litros diários de água – consumo equivalente a quatro vezes a população da cidade. No início do decreto, a barragem do Faxinal estava 4,78 metros abaixo do nível normal. A Maestra registrava -7,76 metros.
NÍVEIS DAS BARRAGENS – 11/05/2009
Maestra (abastece 23% da população): -4,10m
Faxinal (63% do abastecimento): - 2,23 m
Samuara (5% do abastecimento): -0,59m
Dal Bó (9% do abastecimento): -1,85m
Assessoria de Comunicação SAMAE