O Prefeito Alceu Barbosa Velho e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Edio Elói Frizzo, assinaram na manhã desta terça-feira (08.10) o Termo de Convênio que permite a instalação de novas Centrais de Autoatendimento da Autarquia. O projeto-piloto contempla inicialmente cinco centrais, sendo uma no Centro Administrativo Municipal, uma no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani e as demais nas subprefeituras do Desvio Rizzo, de Ana Rech e de Galópolis.
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Antonio Feldmann, a primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, a secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Marques Bernardi, o secretário de Governo, Agenor Basso, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA), Valter Augusto Webber, o vereador Mauro Pereira, diretores de Divisão do SAMAE, assessores e servidores da Autarquia, além de profissionais da imprensa.
Nas Centrais de Autoatendimento a população pode solicitar a segunda via resumida para pagamento de conta, informar vazamentos de água na rua, consultar editais, acessar notícias e entrar em contato, por meio do menu “Fale Conosco”. As mesmas funções já estão disponíveis no site do SAMAE (www.samaecaxias.com.br), que em 2014 será modernizado e reformulado, a fim de tornar a navegação mais prática.
Atualmente, mais de 70% dos atendimentos nas lojas do SAMAE correspondem à solicitação de segunda via da conta de água (veja a média abaixo). Esse serviço poderá ser facilmente acessado pelo cidadão através da Central mais próxima de sua casa ou pela internet, sem a necessidade de enfrentar filas. Outra novidade é a adaptação do portal para acesso viasmartphone, serviço que já está disponível.
O diretor-presidente do SAMAE destacou que a instalação das Centrais de Autoatendimento é uma alternativa mais moderna e econômica, se comparada à manutenção de lojas comerciais. “A substituição das lojas por Centrais representa uma economia superior a R$ 200 mil por ano aos cofres públicos, pois dispensa aluguéis e serviços como vigilância e limpeza. A intenção do SAMAE é de, futuramente, ampliar o número de Centrais, conforme a necessidade da população, aproveitando principalmente espaços públicos já consolidados, como Unidades Básicas de Saúde”, exemplificou.
Para o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a nova forma de atendimento otimiza a prestação de serviços e beneficia diretamente o cidadão. “É muito importante considerar o custo benefício, fazer a gestão de forma equilibrada e investir em inovação e tecnologia”, salientou, ao enumerar outros avanços da administração municipal, como a Gestão Eletrônica do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (e-ITBI), lançada recentemente.
Durante o evento, também foram anunciadas melhorias no atendimento via telefone 115, para o qual o SAMAE adquiriu um sistema completo deCall Center, que começa a ser implementado a partir deste mês de outubro. Este sistema permite gravar e registrar todas as ligações, resgatar chamadas perdidas/não atendidas (call back) e implantar a Unidade de Resposta Automática (URA), que permitirá ao cidadão obter informações imediatas, antes mesmo de falar com um atendente.
MÉDIA DE ATENDIMENTOS/MÊS:
Loja Comercial Centro: 9.500 atendimentos
Loja Comercial Serrano: 1.000 atendimentos
Loja Comercial Kayser: 1.300 atendimentos
Loja Comercial Cruzeiro: 900 atendimentos
Telefone 115: 16.000 ligações
FOTO ANDRÉIA COPINI
Assessoria de Comunicação – SAMAE