• 115

Educação ambiental

Preocupado com o futuro, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) desenvolve, por meio de um setor dedicado à Educação Ambiental, um trabalho de conscientização juntamente com entidades socioeducativas e escolas do município, desde educação infantil até o nível superior. A equipe de Educação Ambiental da Autarquia desenvolve ainda atividades com o mascote Samaezito, além de desenvolver o roteiro Caminhos da Água, onde os estudantes aprendem sobre os processos de tratamento da água e do esgoto, dicas de consumo inteligente e dados hidrográficos da cidade e do mundo.

As atividades, ministradas por profissionais da área de biologia, são direcionadas de acordo com a faixa etária dos participantes e podem ser agendadas através do telefone (54) 3220-8600, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Se preferir, envie um e-mail para educacaoambiental@samaecaxias.com.br.

Outro setor no SAMAE que também é voltado a sensibilizar a comunidade é o Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente da Água (PROAG). Criado em 2013, o projeto trabalha de forma integrada com todas as divisões da Autarquia e busca reduzir os problemas relacionados às perdas de água tratada, bem como buscar, através do diálogo, uma melhora no relacionamento entre SAMAE e seu consumidor.

Com canções alusivas à água, a Autarquia também mantém um coro formado por servidores. O grupo se apresenta em eventos e atividades dentro e fora do SAMAE, propagando a importância e a necessidade de multiplicar os conceitos da educação ambiental e incentivando a população a cuidar do meio ambiente.

Dicas de consumo consciente

Funcionamento das estações de tratamento da água

Funcionamento das estações de tratamento de esgoto