• 115

Roteiro Caminhos da Água

Não há endereço mais simpático e divertido, nem referência ambiental mais conhecida no SAMAE que os roteiros realizados nas represas e estações de tratamento de água e esgoto. Com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto à importância de usar a água de forma consciente, os roteiros servem para alertar que a água, além de ser finita, passa por um processo de tratamento longo e demorado para se tornar potável.

 

O roteiro Caminhos da Água é composto por três etapas. A primeira parada é na Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, onde os participantes acompanham todo o processo até a chegada às torneiras. Após, é feita a visitação no Complexo Dal Bó, local onde a água é captada. Por fim, a equipe de Educação Ambiental do SAMAE conduz o grupo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinhal. Lá é possível conferir como é feito o tratamento dos efluentes e a forma como o mesmo retorna à natureza.


O SAMAE também realiza um roteiro especial ao Sistema de Abastecimento de Água Marrecas, no distrito de Vila Seca. Lá há duas paradas: na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre e na Barragem Marrecas, onde é possível visualizar a área alagada de 215 hectares, que armazena 33 bilhões de litros de água.

 

Os passeios acontecem durante o ano todo, mediante agendamento pelo telefone (54) 3214-3930, no setor de Educação Ambiental do SAMAE. 

Registro do roteiro Caminhos da Água na ETA Parque da Imprensa. Caxias do Sul – RS. Autoria: Luana Quadri Scremin. Acervo: SAMAE.


Roteiro Caminhos da Água no Complexo Dal Bó. Caxias do Sul – RS. Autoria: Joana Becker. Acervo: SAMAE.