• 115

Apresentação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE)


O SAMAE, criado pela Lei n° 1.474 de 5 de janeiro de 1966, é produto de um contexto histórico em que os serviços de saneamento passaram a receber autonomia administrativa e financeira de forma que ampliassem seus recursos e, assim, melhorassem os seus resultados. 

Uma Autarquia é uma entidade pública, criada por lei específica, que possui autonomia, personalidade jurídica e patrimônios próprios em relação à administração pública direta. 

Compete ao SAMAE “estudar, projetar e executar diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em engenharia sanitária, obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários, que não forem objeto de convênio entre prefeitura e os órgãos federais ou estaduais específicos”. Dessa forma, o SAMAE é responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Caxias do Sul há 50 anos. 

Oriunda da antiga Diretoria Municipal de Saneamento, a Autarquia iniciou suas atividades em um pequeno prédio localizado na rua Garibaldi, 438. Com a crescente demanda e evolução estrutural o SAMAE ampliou sua sede em 1974.


Fachada da sede do SAMAE, localizada na Rua Garibaldi esquina com Vinte de Setembro.  Caxias do Sul – RS. Autoria: Wanderley Rocha. Acervo: SAMAE.

Apesar da ampliação do espaço físico, logo foi necessário um novo espaço. Em 1984 foi adquirido o imóvel da rua Jacinto Madalosso, 211, no bairro Pio X, que passou a abrigar, inicialmente, o almoxarifado e a gerência de suprimentos da Autarquia. 

Os anos de 1980 foram marcados pela evolução técnica do SAMAE. Neste período, a Autarquia passou a contar com um quadro próprio de engenheiros e técnicos que assumiram os planejamentos do serviço de saneamento de Caxias do Sul. 

A atual sede administrativa, na rua Pinheiro Machado, 1615, foi ocupada em 1991, quando aconteceu a mudança do imóvel da rua Garibaldi. Em 2006, o SAMAE inaugurou a Sede Comercial atual, que aproximou os procedimentos administrativos dos comerciais, facilitando o atendimento e os processos internos. 

Sede administrativa e Sede Comercial do SAMAE, na rua Pinheiro Machado. Caxias do Sul – RS. Data: 2015. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE.