Esgoto

Tratar o esgoto da nossa cidade é essencial para garantir mais saúde e qualidade de vida para a população. Por isso, o SAMAE conta com dez Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) para cuidar dos efluentes produzidos na sua casa, escola e trabalho. É graças ao tratamento destes efluentes que nós podemos devolver a água limpa à natureza, garantindo equilíbrio ecológico e segurança para os caxienses. 

ETAPAS PARA O TRATAMENTO DO ESGOTO
Uma ETE é, na verdade, um conjunto de unidades de tratamento, equipamentos e estruturas auxiliares que visam remover os poluentes presentes no esgoto para que possamos devolver ao ambiente uma água livre de contaminantes. Na nossa cidade, as ETEs são compostas por diferentes etapas que podem variar de acordo com a época de construção da estação.

GRADEAMENTO: É a primeira etapa do tratamento do esgoto, quando ele chega à Estação. Aqui ocorre a retenção dos resíduos sólidos indevidamente lançados na rede de esgoto, como fraldas, papel higiênico, restos de alimentos e até roupas e calçados;
CAIXAS DE AREIA: Essa estrutura retém areia e outros resíduos menores que passaram pela etapa do gradeamento;
REATOR ANAERÓBIO: O efluente passa por tanques fechados na presença de bactérias anaeróbias, para degradação da matéria orgânica;
FILTRO BIOLÓGICO AERADO: O efluente passa por filtros de brita onde ocorre a injeção de oxigênio e acontece o segundo passo do tratamento biológico, na presença de bactérias aeróbias. 
DECANTAÇÃO: O lodo gerado no tratamento biológico é sedimentado por gravidade e o líquido é coletado na parte superficial do tanque através de uma calha;
DESINFECÇÃO: adição de produto químico (dióxido de cloro) ao efluente líquido ou encaminhamento do mesmo a uma unidade com plantas macrófitas (Typhas), removendo os vírus, bactérias e outros micro-organismos.

AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE) DE CAXIAS DO SUL


ETE RIVADÁVIA AZAMBUJA GUIMARÃES (ETE SERRANO): Beneficia 25 mil pessoas e tem capacidade para tratar até 25 litros de esgoto por segundo. Sua operação teve início em 1992

ETE Rivadávia Azambuja Guimarães, localizada no Loteamento Serrano. Caxias do Sul – RS. Autoria: Andréia Copini. Acervo: SAMAE.

ETE DAL BÓ:  Em operação desde 2003. Beneficia 12 mil habitantes e é capaz de tratar até 19 litros de esgoto por segundo.