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Dúvidas sobre os serviços

Aferição de Hidrômetro

O usuário deverá dirigir-se pessoalmente ao SAMAE, Seção de Atendimento, uma vez que tal solicitação é encaminhada via processo administrativo.

Antes de mais nada, é interessante orientar o usuário para verificar se o consumo elevado não se trata de vazamento, verificando, também, se a leitura, constante no recibo, está de acordo com a do hidrômetro.

O usuário deverá ser alertado que solicitar-se-á sua presença no dia da aferição na Seção de Hidrometria do SAMAE.

Teste de Aferição

Durante a aferição são realizados três testes, acompanhados pelo usuário, e os percentuais de indicação são registrados.

Se nos percentuais de indicação, não for constatado erro ou se o erro for inferior aos percentuais estipulados pelo INMETRO, o usuário pagará a tarifa correspondente ao serviço de aferição de hidrômetro, sendo o débito lançado na próxima conta de água.

Se for constatado erro de medição superior aos percentuais estipulados pelo INMETRO, a tarifa de aferição de hidrômetro não será cobrada e os recibos referente aos dois últimos meses de consumo serão recalculados de acordo com o percentual do erro verificado.

Aferição de Hidrômetros Particulares

O SAMAE também realiza aferição de hidrômetros particulares.

O usuário deverá dirigir-se ao SAMAE e pagar, antecipadamente, a taxa de aferição, independentemente de o hidrômetro estar marcando certo ou errado. O hidrômetro e o comprovante de pagamento devem ser levados à Seção de Hidrometria pelo solicitante, que deverá estar presente durante a aferição.

Valor do Serviço R$ 105,55.

Alteração do Número de Economias

O usuário será beneficiado com tantas tarifas mínimas de consumo quanto for o número de Economias para uma ligação.

Exemplos:

Casas com dois pisos, sem interligação interna, têm direito a duas economias na mesma ligação de água; bem como, casas geminadas e edifícios.

Os prédios de flats têm direito a tantas economias quantos forem os flats.

Informação interessante: um hidrômetro de ¾" suporta, no máximo, onze economias residenciais.

Se o usuário desejar que esse número seja alterado, a solicitação poderá ser feita através de Ordem de Serviço pelo telefone 115, ou na Loja Comercial do SAMAE, fornecendo para isto, o código do consumidor, número do documento de identidade, CPF, telefone de contato e a alteração solicitada.

O usuário deve ser orientado que o fiscal do SAMAE irá ao local para fazer uma vistoria, antes que a alteração seja feita.]

Certidão de Débitos

O usuário requer a Certidão Positiva (quando há valores pendentes) ou Negativa (quando não há valores pendentes) de débitos, a pedido da imobiliária, em caso de desocupação do imóvel por ele locado.

Procedimento

O usuário deve dirigir-se ao SAMAE, Seção de Atendimento, para solicitar tal certidão via Processo Administrativo.

Para isso, ele deve trazer ao SAMAE a última conta de água.

Também pode ser emitida pelo Portal no link dos Serviços - Negativa de Débitos.

Cobrança de Terreno Baldio

A partir de 2001, em conformidade com a Lei Complementar 124, de 18 de dezembro de 2000, ficou instituído o VRM (Valor de Referência Municipal) como indexador dos tributos, débitos e demais referências existentes em disposições da legislação municipal, em substituição à UFIR.

A taxa de terreno baldio é cobrada trimestralmente, de acordo com a testada (medida da frente) do terreno.

Considera-se lote com rede, o lote que estiver a uma distância inferior a 20 (vinte) metros da rede de água.

Se o terreno for de esquina, a cobrança será feita de acordo com a menor testada.

Atualmente, o valor trimestral por metro da testada é de R$ 3,06 (este valor é calculado sobre o Valor de Referência Municipal (VRM), que altera anualmente, conforme Decreto Municipal).

A cobrança é feita nos meses de março, junho, setembro e dezembro, e o vencimento é no último dia útil de cada um desses meses.

Cobrança de Terreno Baldio e Ligação de Água Nova

Após a execução da ligação de água, os valores pendentes, referentes à cobrança de Terreno Baldio, são cobrados na primeira conta emitida, levando-se em consideração a data do Processo Administrativo e cobrando-se apenas os trimestres vencidos.

Códigos de Leitura (Ocorrências)

Na conta de água há um campo chamado OCR, no qual pode aparecer um código que representa certas situações anormais na leitura do hidrômetro. Aqui, você encontra a definição de cada código:

01 Vazamento nas Ponteiras

02 Embaçado

03 Quebrado

04 Sujo

05 Vazando no Hidrômetro

06 Vidro Quebrado

07 Corte no Cavalete

08 Números Defeituosos

09 Virado Para Parede

10 Cachorros

11 Fechado

12 Falta Hidrômetro

13 Local Ocupado

14 Local Alagado

15 Corte com Lacre Violado

16 Tampa Caixa Trancada

17 Cálculo consumo esp.**

18 Terreno Baldio

19 Invertido

20 Substituído

21 Recolocação

22 Casa Desocupada

23 Água Direta

24 Entregue Aviso

25 Aviso/Portão Fechado

26 Possível Vazamento

27 Usuário informa Leitura

28 Grande Consumidor

29 Média

30 Enterrado

31 Ramal com Vazamento

32 Vazamento Registro

33 Parado

34 Impossível ver Nº. Hidrômetro

35 Corte na rede

36 Sem Caixa de Correio

37 Hidrômetro não Localizado

38 Prédio com Piscina

39 Prédio em Obras

40 Prédio Fora de Rota

41 Leitura Confere/Releitura

42 Leitura Menor

43 Não Permitiu Leitura

44 Leitura Confere/Leitura

45 Corte Lacre Vermelho

46 Chave não Abre

47 Poço Artesiano

48 Pequeno Consumidor

49 Aviso/Cachorros

50 Ramal com Derivação

51 Verificação de Categoria

52 Verificação de Economias

53 Redistribuição de Leituras

54 Hidrômetro sem Lacre Ponteira

55 Hidrômetro Inclinado

56 Hidrômetro de Difícil Acesso

57 Virada de Hidrômetro

58 Prédio Demolido

59 Número do Hidrômetro não Confere

O texto abaixo pode ser excluído, pois o usuário atualmente está recebendo um Aviso de Corte.

Comunicado de Vencimento

O SAMAE adota o comunicado de vencimento como um segundo documento, alertando o usuário para o pagamento de conta em atraso.

Este é enviado entre o oitavo e o décimo quinto dia após o vencimento.

Estes comunicados permitem o perfeito controle da regularização das contas através do código de barras e podem ser pagos, no prazo de trinta dias após o vencimento, nos mesmos locais onde a conta de água é aceita.

Ressalta-se que o SAMAE também envia o aviso de corte quando a conta está vencida há mais de trinta dias, sendo que, neste caso, é necessário efetuar o pagamento no SAMAE.

Conserto de Coletor Cloacal Predial

Entende-se por coletor predial o cano que se estende da residência do usuário até a rede coletora de esgoto. Deve-se gerar uma Ordem de Serviço com o código correspondente se, no bairro em questão, houver esgoto cloacal tratado.

1. Bairro Ana Rech, parte dentro da Bacia do Faxinal

2. Bairro Canyon (parte)

3. Bairro Capivari

4. Bairro Marianinha de Queiróz

5. Bairro Mariland

6. Bairro São Ciro I e II

7. Bairro São Victor COHAB (parte)

8. Bairro Século XX

9. Bairro Serrano

10. Bairro Vila Romana (parte)

11. Loteamento Agenor Balen

12. Loteamento Altos do Seminário II

13. Loteamento Armando Rech

14. Loteamento Belenzier

15. Loteamento Belmiro Pandolfi

16. Loteamento Bisi

17. Loteamento Bosque das Araucárias

18. Loteamento Cavinato

19. Loteamento Chaimar

20. Loteamento Cidade Industrial

21. Loteamento Colina das Castanheiras

22. Loteamento Colina do Lago

23. Loteamento Conquista

24. Loteamento Danilo Bettiato

25. Loteamento Fontana Di Trevi

26. Loteamento Imperial

27. Loteamento Industrial Centro Empresarial da Região Oeste

28. Loteamento Jardim do Shopping II

29. Loteamento Jardim Planalto

30. Loteamento Millenium

31. Loteamento Mônaco I

32. Loteamento Mônaco II

33. Loteamento Monte Bello

34. Loteamento Monte Carlo

35. Loteamento Morada dos Alpes I

36. Loteamento Morada dos Alpes II

37. Loteamento Morada dos Alpes III

38. Loteamento Parque dos Vinhedos II

39. Loteamento Parque Sanvitto I e II

40. Loteamento Piccoli II

41. Loteamento Recanto das Rosas

42. Loteamento Residencial Atrium

43. Loteamento Residencial Azul

44. Loteamento Residencial Canali

45. Loteamento Residencial Jardim Vêneto

46. Loteamento Residencial Pazetto

47. Loteamento Residencial Pégasus

48. Loteamento Santa Bárbara

49. Loteamento Santa Marta

50. Loteamento São Lucas

51. Loteamento Solar do Prado I e II

52. Loteamento Solar Masotti

53. Loteamento Spiandorello

54. Loteamento Três Figueiras 1ª Etapa

55. Loteamento Três Figueiras 2ª Etapa

56. Loteamento Treviso

57. Loteamento Victorio Trez

58. Loteamento Villa Alpina

59. Loteamento Villa Del Sole I e II

60. Loteamento Villa dos Pássaros

61. Loteamento Villa Horn

62. Loteamento Villa Victória

63. Loteamento Villagio Iguatemi

64. Loteamento Vitório Milani

65. Loteamento Vittória

66. Loteamentos Altos do Santiago

67. Parte do Bairro Eldorado - dentro da Bacia da Maestra.

*Se o bairro não tiver esgoto tratado, o usuário deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) pelo número (54) 3226-5349.

Conserto de Rede

Este rompimento é caracterizado por vazão de grande quantidade de água.

Quando o usuário solicitar o conserto deverá informar o endereço completo, sempre com alguma referência (para melhor localização), nome do solicitante e telefone.

Conserto em Cavalete

Rompimento nos tubos que saem do ramal em direção ao hidrômetro do usuário. Ocorre o rompimento próximo ao hidrômetro na entrada do imóvel.

Quando o usuário solicitar o conserto deverá informar o endereço completo, sempre com alguma referência (para melhor localização), nome do solicitante e telefone.

(a) este serviço não tem custo para o usuário; no entanto, se houver necessidade da substituição do registro o custo do mesmo será incluso na próxima fatura de água.

(b) posterior ao hidrômetro: o SAMAE não se responsabiliza por este tipo de conserto, pois, nesse caso, há caracterização de instalação interna do imóvel. O serviço deve ser executado por um encanador particular.

 Corte por Falta de Pagamento

A qualquer momento, após o vencimento, o SAMAE poderá emitir um demonstrativo (em cor diferente o recibo normal), denominado Aviso de Corte, para que o usuário compareça na Autarquia e regularize seus débitos. O recibo é da mesma cor da conta.

Se o aviso de corte foi indevidamente enviado, ou seja, caso o usuário tenha quitado a dívida, porém, no sistema, a situação ainda esteja em aberto, ele pode enviar por e-mail ou WhatsApp uma cópia do recibo autenticado, aos cuidados da Seção de Atendimento.

Ou, ainda, comparecer pessoalmente no SAMAE com o comprovante de pagamento devidamente autenticado.

Caso o usuário não regularize seus débitos, ocorrerá corte simples (com bucha e lacre para a identificação de que houve corte ou, mais raramente, apenas com lacre).

Havendo violação do corte, a água será cortada na rede e cobrar-se-á multa de sete tarifas mínimas, mais o valor referente ao corte na rede.

Se não houver pagamento das contas atrasadas, com corte simples, dentro de trinta dias, a água será cortada na rede.

*Religação por Falta de Pagamento: Se houver corte, o usuário deverá regularizar os débitos pendentes e comunicar o SAMAE por telefone ou na loja, para seja providenciada a religação da ligação de água.

Nos casos de Corte Simples ou com Bucha, se o acerto for feito no turno da manhã, o abastecimento será restabelecido no mesmo dia, a partir das 16 horas. Caso contrário, o fornecimento de água será restabelecido no dia seguinte, até o meio-dia, com exceção da sexta-feira, quando a religação ocorrerá no mesmo dia.

E nos casos de Corte na Rede, o abastecimento será restabelecido em 2 dias úteis, após a quitação da dívida e a emissão de ordem de serviço para religação da água.

Débito em Conta Corrente

A solicitação de débito em conta é feita diretamente no banco de interesse do consumidor.

Extensão de Rede

O proprietário deseja ser abastecido pelo SAMAE, porém o local não é servido por rede distribuidora de água.

Caso o proprietário tenha encaminhado processo para solicitação de ligação de água e for constatado, posteriormente, que, no local, não há rede do SAMAE, a Seção de Cadastro, com base na informação de inexistência da mesma, encaminhará o processo de Extensão de Rede.

Se o proprietário já tem conhecimento da inexistência de rede e ainda não solicitou ligação de água, o proprietário do imóvel deve dirigir-se à Seção de Atendimento desta Autarquia, munido de:

- Endereço correto e cópia da escritura do imóvel ou

- Cópia do recibo do IPTU;

- Documento de identificação;

- Conta de água de um vizinho mais próximo.

Caso o solicitante não tenha o recibo do IPTU, ele deve retirar, no Cadastro Imobiliário da Prefeitura, o comprovante do IPTU, apresentando a escritura do imóvel ou o contrato de compra e venda.

Tratando-se de terreno baldio, e havendo rede de água que passe pela frente do terreno, porém com extensão insuficiente para que seja feita ligação de água, o usuário deverá apresentar, também, no SAMAE, uma cópia do recibo da Cobrança de Terreno Baldio.

- Desde que seja tecnicamente viável, o SAMAE atenderá todas as solicitações de extensão de rede de abastecimento de água em ruas oficiais já consolidadas situadas no perímetro Urbano do Município, cuja necessidade de implantação não exceda a cem metros lineares de tubulação, cabendo à Autarquia todos os custos relativos aos materiais e aos serviços necessários para tal implantação;

- As extensões de rede localizadas fora do perímetro Urbano, independente de metragem, bem como aquelas metragens, dentro do perímetro Urbano, que excederem a cem metros lineares de tubulação serão custeadas pelo requerente e implantadas, com base em projeto técnico elaborado e fiscalizado pela Divisão de Água e posteriormente doados ao patrimônio do SAMAE.

Casos de comprovado interesse técnico ou social sofrerão encaminhamento à Direção Geral para análise e decisão quanto a possível participação do SAMAE. 

- Somente serão permitidas extensões de rede de abastecimento de água em áreas particulares desmembradas irregularmente ou em vias de acesso particulares, se todos os custos forem arcados exclusivamente pelos interessados e desde que haja condições de livre acesso para a manutenção e condições técnicas de implantação.

Sem prejuízo da documentação usual, o processo de extensão para esses casos deverá ser instruído com Termo de Permissão de Passagem emitido pelo titular da gleba.

 - Em áreas públicas invadidas, somente serão liberadas extensões de rede após instrução do processo com ouvida da Secretaria Municipal da Habitação e da Secretaria de Planejamento do Município, sem prejuízo dos aspectos legais que regem a matéria.

- A realização de extensões de rede de abastecimento de água em áreas de Bacias de Captação somente serão liberadas mediante parecer favorável da Divisão de Esgoto e da Divisão de Recursos Hídricos, desde que haja condições técnicas de atendimento.

Falta de Água

O usuário entra em contato com o SAMAE reclamando que não está recebendo água, havendo justificativa para esta falta de água, isto é, registro da rede fechado para manutenção, a informação será repassada ao solicitante. Se não houver justificativa será gerada uma ordem de serviço para as equipes de manutenção verificar a situação.

Essa falta de água pode ser local, setorial, porque o registro está fechado, por problemas internos ou por falta de pagamento.

Assim, o usuário deve verificar se o registro está bem aberto e/ou se os vizinhos também estão sem água.

Se o registro estiver aberto e os vizinhos também estiverem sem água, será averiguado o motivo da falta de água.

Informe também, há quanto tempo está sem água.

Quando o usuário solicitar a verificação da falta de água deverá informar o endereço completo, sempre com alguma referência (para melhor localização), nome do solicitante e telefone.

Religação por Falta de Pagamento

Se houver corte, o usuário deverá regularizar os débitos pendentes, e após comunicar ao SAMAE, por telefone ou pessoalmente, e solicitar a religação. A taxa do serviço (corte/religação) será lançada na próxima conta.

Nos casos de Corte Simples ou com Bucha, se o acerto for feito no turno da manhã, o abastecimento será restabelecido no mesmo dia, a partir das 16h30. Caso contrário, o fornecimento de água será restabelecido no dia seguinte, até o meio-dia, com exceção da sexta-feira, quando a religação ocorrerá no mesmo dia.

E nos casos de Corte no Cavalete, Corte no Ramal e Corte na Rede, o abastecimento será restabelecido em 2 dias úteis, após a quitação da dívida.

Os valores dos cortes e religação são determinados por Decreto. 

Poços já perfurados

Para os poços tubulares, quando desconhecidas as informações técnicas, há necessidade de contratação de empresa especializada ou profissional habilitado para resgatar estas informações e encaminhar a regularização.

Neste caso a regularização inicia com o cadastramento do poço, devendo ser apresentado as mesmas informações e seguindo os passos acima mencionados.

Para outras informações contatar com Gerência de Recursos Hídricos pelo telefone 3220-8600.