• 115

Notícias

EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO SAMAE PROMOVE AÇÃO CONTRA O AEDES AEGPYTI

Escolas de Caxias do Sul receberão mudas de plantas que combatem o mosquito da dengue

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) fará visitas às escolas da rede municipal de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (23), para distribuir mudas de Crotalaria breviflora com o objetivo de conscientizar a população. Esta planta atrai libélulas, inseto predador do Aedes aegpyti. Além da distribuição das mudas e o cuidado com o cultivo dela, o grupo de educação ambiental do SAMAE também falará para os alunos sobre dicas de combate à proliferação do mosquito.


As escolas que participarão da atividade são: Rubem Bento Alves, no Loteamento Vila Ipê; Ramiro Pigozzi, no bairro Esplanada; Renato João Cesa, no bairro São Caetano; e Prof.ª Ilda Barazzetti, no Bairro Santa Fé.


Além delas, as Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA´s e ETE´s) também receberão mudas para evitar que o inseto se reproduza. O diretor-presidente do SAMAE, Gerson Panarotto, reforça o compromisso da autarquia no combate ao Aedes. “O papel de prevenção é da comunidade como um todo. Ao Samae cabe, além de incentivar ações de educação ambiental, monitorar suas propriedades e eliminar os possíveis focos do mosquito, dando exemplo para outros setores”, afirma. 


Segundo Panarotto, a grande quantidade de água nas ETA´s e ETE´s não é propícia ao desenvolvimento do Aedes, pois o mosquito se reproduz em locais com água limpa, rasa e parada. No entanto, mesmo com as poucas possibilidades de proliferação nas estações, as áreas do SAMAE são constantemente monitoradas e possíveis focos do mosquito são eliminados.


Após a localização do primeiro foco de dengue do município em 2017, o trabalho de todos os cidadãos será cada vez mais importante. A Vigilância Ambiental possui medidas de prevenção, além do Alô Caxias (156) que recebe denúncias da população de focos do mosquito. Caso seja confirmada a presença do transmissor, o proprietário será autuado e deverá pagar multa de até R$ 626,60.  

 

Sobre a Crotalaria breviflora

A Crotalaria breviflora é uma planta leguminosa que pode chegar aos 63 cm de altura e floresce em até 75 dias. Por ser de pequeno porte, pode ser plantada em vasos. Além de ajudar no combate ao Aedes, a flor é considerada um bom adubo para terras improdutivas, pois larga nitrogênio na terra e aumenta a capacidade de armazenamento de água no solo.

Últimas Notícias

Serão dois caminhões-pipa e três caixas d'água ao longo do percurso
Leia Mais
A obra pode durar aproximadamente dez dias e interromper o trânsito parcialmente
Leia Mais
Investimento é de aproximadamente R$ 220 mil
Leia Mais
A programação estará disponível para todas escolas interessadas de Caxias do Sul
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
Veja quais são as próximas etapas do processo seletivo
Leia Mais
Serviço faz parte de uma modernização do Sistema de Esgotamento Sanitário da região
Leia Mais
A preocupação aumenta na Semana Santa, época em que a incidência de pessoas pescando nas barragens aumenta
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais