• 115

Notícias

EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO SAMAE PROMOVE AÇÃO CONTRA O AEDES AEGPYTI

Escolas de Caxias do Sul receberão mudas de plantas que combatem o mosquito da dengue

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) fará visitas às escolas da rede municipal de Caxias do Sul, nesta quinta-feira (23), para distribuir mudas de Crotalaria breviflora com o objetivo de conscientizar a população. Esta planta atrai libélulas, inseto predador do Aedes aegpyti. Além da distribuição das mudas e o cuidado com o cultivo dela, o grupo de educação ambiental do SAMAE também falará para os alunos sobre dicas de combate à proliferação do mosquito.


As escolas que participarão da atividade são: Rubem Bento Alves, no Loteamento Vila Ipê; Ramiro Pigozzi, no bairro Esplanada; Renato João Cesa, no bairro São Caetano; e Prof.ª Ilda Barazzetti, no Bairro Santa Fé.


Além delas, as Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA´s e ETE´s) também receberão mudas para evitar que o inseto se reproduza. O diretor-presidente do SAMAE, Gerson Panarotto, reforça o compromisso da autarquia no combate ao Aedes. “O papel de prevenção é da comunidade como um todo. Ao Samae cabe, além de incentivar ações de educação ambiental, monitorar suas propriedades e eliminar os possíveis focos do mosquito, dando exemplo para outros setores”, afirma. 


Segundo Panarotto, a grande quantidade de água nas ETA´s e ETE´s não é propícia ao desenvolvimento do Aedes, pois o mosquito se reproduz em locais com água limpa, rasa e parada. No entanto, mesmo com as poucas possibilidades de proliferação nas estações, as áreas do SAMAE são constantemente monitoradas e possíveis focos do mosquito são eliminados.


Após a localização do primeiro foco de dengue do município em 2017, o trabalho de todos os cidadãos será cada vez mais importante. A Vigilância Ambiental possui medidas de prevenção, além do Alô Caxias (156) que recebe denúncias da população de focos do mosquito. Caso seja confirmada a presença do transmissor, o proprietário será autuado e deverá pagar multa de até R$ 626,60.  

 

Sobre a Crotalaria breviflora

A Crotalaria breviflora é uma planta leguminosa que pode chegar aos 63 cm de altura e floresce em até 75 dias. Por ser de pequeno porte, pode ser plantada em vasos. Além de ajudar no combate ao Aedes, a flor é considerada um bom adubo para terras improdutivas, pois larga nitrogênio na terra e aumenta a capacidade de armazenamento de água no solo.

Últimas Notícias

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realiza uma obra para substituição de rede de água, nesta segunda-feira (23/10), no bairro Pio X. O trabalho acontece na rua Campo dos Bugres esquina com as ruas Matheo Gianella e Guilherme Adamatti. O trânsito ficará totalmente bloqueado neste trecho. A obra deverá ser concluída até o final...
Leia Mais
A água que retornou nesta madrugada ainda não chegou em alguns pontos mais altos de alguns bairros
Leia Mais
Chuva forte desta madrugada afetou estações de Bombeamento e Tratamento de Água do Samae
Leia Mais
As atividades serão realizadas em uma das propriedades da autarquia dos dias 16 a 20 de outubro
Leia Mais
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), informa que na manhã desta segunda-feira, dia (09/10), o trânsito das ruas Moreira César esquina com a Amadeo Rossi ficará em meia-pista até o final da tarde de hoje. O motivo é um conserto de uma rede de água. Já na Rua Vereador Mário Pezzi, no trecho entre a rua Pinheiro Machado e Avenida J...
Leia Mais
Situação atinge os loteamentos Belo Horizonte, Luxor e Portal da Maestra em Caxias do Sul
Leia Mais
Cavaletes, redes, ramais e registros foram alguns dos serviços atendendo em mais de 65 bairros da cidade.
Leia Mais
O processo identifica possíveis ligações clandestinas na tubulação de esgoto
Leia Mais
Eles conheceram a estação de tratamento de água e receberam informações sobre a construção do complexo
Leia Mais
A colheita das sementes compromete o crescimento de novas araucárias e prejudica a alimentação de animais silvestres
Leia Mais
No último fim de semana, equipes abordaram cerca de 15 pessoas
Leia Mais
07 de abril é o Dia Mundial da Saúde e é impossível falar disso sem falar sobre a água. Confira dicas de como incluir o líquido na rotina.
Leia Mais
Para lembrar a data, Samae alerta para a importância do saneamento básico que influencia tanto para o nosso bem-estar quanto uma refeição saudável
Leia Mais
Autarquia alerta que pagamentos devem ser feitos apenas na rede conveniada
Leia Mais
Os participantes conheceram o caminho pelo qual a água percorre, além de participar de brincadeiras e oficinas
Leia Mais
Os técnicos da empresa de Minas Gerais classificaram a represa como “um empreendimento bem elaborado do projeto à execução”
Leia Mais
Educação Ambiental do SAMAE promoverá atividades práticas e teóricas para alunos de todas as idades
Leia Mais
Técnicos da mineradora conheceram a represa inaugurada há cinco anos, acompanhados pelo diretor-presidente do Samae
Leia Mais